sábado, 18 de abril de 2015

Micareta de Feira de Santana: o maior Carnaval fora de época do Brasil





Com seus quase 700 mil habitantes, maior que nove capitais do Brasil e maior entroncamento rodoviário do país, a Princesa do Sertão orgulha-se também de promover o mais badalado Carnaval fora de época: a Micareta de Feira de Santana

Buscando o resgate dos áureos tempos da festa, foi produzido um filme pela 'Sani Filmes' que mostra os primórdios da Micareta de Feira de Santana (BA), onde as imagens com efusiva narrativa, exibem os primeiros bailes em locais como o Clube de Campo Cajueiro e o Clube da Euterpe Feirense.

O então prefeito, João Durval, em plena mocidade, era um dos grandes entusiastas da festa. O filme mostra a riqueza cultural dos bailes noturnos e da “Micareta de rua”. Outro ponto marcante no registro é desfile das escolas de samba, sempre com temáticas do cotidiano. As imagens com certeza farão o internauta viajar no tempo e rememorar os famosos bailes, quando ainda não havia a axé music e nem as suas festejadas estrelas como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia e outros menos cotados e votados.

Micareta 2015

Amanhã, domingo, 19, todos os caminhos levarão ao point da boemia local e já apelidada de Passarela do Álcool de Feira. A partir das 14h a Rua São Domingos será palco do Esquenta, uma prévia da Micareta, que acontecerá pelo terceiro ano consecutivo. Uma espécie de ensaio geral para os cinco dias de folia – oficialmente são quatro, mas a festa começará já na quarta-feira, 22, e se estenderá até o dia 26.

Com um formato diferente das festas micaretescas dos dias atuais, o Esquenta promoverá uma visita aos antigos carnavais, em um cortejo com a participação da Fanfarra de Maragojipe, relembrando as marchinhas, a banda Aquele Axé, com o bloco Os Abades, resgatando a tradição das mortalhas, substituídas pelos abadás, e o Rixô Elétrico.

Feijoada Chic

Uma das tradições pré-micaretescas são as famosas ‘feijoadas’, festas onde se serve o tradicional prato, mas regado a atrações musicais. Entre os eventos do gênero, destaca-se a que acontecerá neste domingo, o ‘Feijão Chic’, último evento do gênero realizado este ano. A organização é do promoter Paulo Norberto e será realizado no Zila’s Cerimonial, tendo como atrações o laureado Armandinho, além de Maryzélia e Os Coisinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!