sexta-feira, 10 de abril de 2015

Memorial Luiz Gonzaga, em Recife PE, oferece Oficina de Cordel de 24 a 30 de abril



Com foco na capacitação, a oficina traz a história, padrão, matriz poética, origem, movimentos editoriais, autores, capas e xilogravuras, texto (verso, rima e métrica), ciclos temáticos, e o cordel nos dias de hoje


No evento, os alunos também vão aprender técnicas de versificação, e farão dinâmica em grupo para elaboração de um cordel coletivo. Do programa consta ainda a exibição de documentário, trechos de vídeos, audição de música (gravações originais) e execução musical.

Apresentação

A oficina é uma parceria entre o Memorial Luiz Gonzaga e o MAP – Museu de Arte Popular do Recife, e aborda a Literatura de Cordel, um movimento literário nordestino de maior relevância na cultura popular. A oficina traz a história, o padrão, matriz poética, origem, movimentos editoriais, autores, capas e xilogravuras, texto (verso, rima e métrica), ciclos temáticos, o cordel nos dias de hoje, além de ensinar as técnicas de versificação, e a dinâmica em grupo para elaboração de um cordel coletivo. A oficina utiliza várias mídias na didática, como, slide, aula expositiva, músicas, vídeos. A oficina será gratuita assim como o material didático serão gratuitos e aos participantes serão emitidos certificados.

Carga horária da oficina: 15h

Metodologia:

Aula expositiva com auxilio de data-show

Exibição de documentário e trechos de vídeos

Audição de música (gravações originais)

Execução musical

Facilitadores:

Edierck Silva (Licenciado em Música - UFPE)

Marcos Leite (Bacharel em Ciências Sociais - UFRPE)

José Mauro de Alencar (Pesquisador e Gestor do Memorial Luiz Gonzaga)

Anderson Santos (Museólogo, historiador e contador de história – UFPE/UFRPE/FGF)

Período / Horário / Local:

Dias: 24 a 30 de Abril

Das 17h as 19:15h

Memorial Luiz Gonzaga, Pátio de São Pedro – 35

Público:

Estudantes universitários dos cursos de ciências humanas, comunicação, de literatura e interessados em cultura popular em geral;

Capacidade: 10 pessoas
                                              -x-x-x-x-x-x-
Preservando a memória do Nordestino do Século XX

O Memorial Luiz Gonzaga, tem por objetivo pesquisar, preservar e difundir a memória de Luiz Gonzaga e da cultura nordestina. Localizado no Pátio de São Pedro – centro do Recife – o Memorial abre as portas para visita ao acervo da exposição permanente, com mediação em ambiente climatizado, composto por biografia, ponto de consulta ao acervo digital, discos, fotos, livros, instrumentos musicais, exibição de filmes e documentários, além de objetos típicos da cultura sertaneja, harmonizados em moderno projeto expositivo.

No pavimento superior, funciona a sala de trabalho, onde os interessados podem agendar visita para pesquisa no acervo. O Memorial tem a missão de levar ao público os bens de cultura material e imaterial produzidos pelo MLG, através da pesquisa, com ações do educativo, promovendo oficinas, cursos, palestras, apresentações culturais e a exposição itinerante, estabelecendo parcerias com instituições afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!