terça-feira, 7 de abril de 2015

Download gratuito das partituras de 18 composições de Ernesto Nazareth em arranjos de Radamés Gnatalli


 

Em homenagem a dois mestres da música instrumental brasileira, o IMS (Instituto Moreira Salles) disponibiliza para download gratuito as partituras de 18 composições de Ernesto Nazareth em arranjos de Radamés Gnatalli para dois pianos

São composições que foram gravadas por Radamés e sua irmã Aída Gnattali em 1955. Considerado um dos maiores compositores brasileiros, Radamés circulou entre o popular e o erudito. Com uma obra que passeia por diversas formações instrumentais, ele foi um dos primeiros intérpretes a gravar composições de Nazareth em LP.

As partituras editoradas de 18 obras de Ernesto Nazareth, entre elas Odeon e Apanhei-te Cavaquinho foram disponibilizadas em download pelo Instituto Moreira Sales (IMS) responsável pelo acervo do talentoso i inovador músico parceiro de Heitor Villa-Lobos que o tomou como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira.

Ernesto Nazareth


Ernesto Nazareth tem mais de 200 obras compostas, sendo que um grande número delas é de total desconhecimento não só do público, como também de muitos músicos. Uma de suas músicas inéditas é a valsa Dora que ele compôs para sua companheira Teodora Amália de Meirelles. Ele é um dos ilustres personagens que impulsionaram a música brasileira urbana que propiciou o aparecimento de criativos conjuntos de choro.

Nascido no dia 20 de março de 1883, no Rio de Janeiro, local onde também faleceu no dia 4 de fevereiro de 1934, começou a estudar piano sob a batuta de sua mãe. Sua primeira música foi a polca-lundu Você Bem Sabe que dedicou ao pai. Ernesto Nazareth foi considerado o patrono do tango brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!