segunda-feira, 6 de abril de 2015

CCBBs têm seis exposições entre as 20 mais visitadas no mundo em 2014



Entre as várias mostras que alcançaram grande média de público, destaque para a exposição Salvador Dalí, exibida entre 30 de maio e 22 de setembro do ano passado no CCBB Rio, que foi a mostra mais visitada no mundo no segmento de arte pós-impressionista e moderna

Os centros culturais Banco do Brasil (CCBBs) ganharam destaque no ranking internacional anual publicado pela revista inglesa The Art Newspaper. 

Em uma comparação da quantidade de visitantes de mais de 700 exposições em instituições no mundo todo em 2014, o CCBB Rio teve quatro mostras entre as dez mais vistas, enquanto o CCCB Brasília aparece teve uma exposição em 11º lugar. O CCBB Rio também teve uma mostra como a 14ª mais vista do mundo.
Segundo os números divulgados hoje (7) pelo CCBB Rio, Salvador Dalí, exibida entre 30 de maio e 22 de setembro do ano passado, foi a exposição mais visitada no mundo no segmento de arte pós-impressionista e moderna, com um público total de 973 mil pessoas e uma média diária de 9.782. 

No ranking geral da revista, ficou em quarto lugar, atrás apenas de três exposições em museus de Taipei, capital de Taiwan. Já a mostra Cabeça: Milton Machado, em 5º lugar no cômputo geral, foi a exposição de arte contemporânea mais vista no mundo, com 9.470 visitantes por dia e um total de 447 mil.

O ranking da The Art Newspaper tem como base a média diária de visitantes, pois o período em cartaz de cada exposição é variável. Nesse critério, o CCBB Rio ficou ainda com o 7º lugar –Obsessão Infinita: Kusama (8.702 visitantes diários), e com o décimo, Visões na Coleção Ludwig , que atraiu por dia 8.120 pessoas.

Já o CCBB Brasília obteve a 11º colocação, com a exibição na capital federal, entre 19 de fevereiro e 28 de abril, da mesma mostra da artista plástica japonesa Yayoi Kusama exibida anteriormente no Rio de Janeiro. A média diária de visitantes foi 7.957 pessoas. Em 14º lugar, ficou outra exposição do CCBB Rio, Essas Associações, do artista plástico britânico Tino Sehgal, com um público de 7.239 pessoas por dia.

A mostra inédita Salvador Dalí apresentou cerca de 150 peças entre pinturas, desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. A seleção abrangeu as diversas fases criativas do pintor, com ênfase no período surrealista, que o consagrou. Por sua vez, a exposição retrospectiva Cabeça celebrou 45 anos de carreira de Milton Machado, reunindo pela primeira vez em um único espaço as obras das diversas fases criativas do artista plástico brasileiro premiado em bienais no Brasil e na Europa.

Desde 2011, quando a publicação incluiu o Brasil no quadro comparativo, o CCBB tem estado presente no ranking anual. Considerada uma das principais fontes internacionais de informação sobre arte, o The Art Newspaper tem um público mundial de mais de 100 mil leitores.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!