quarta-feira, 4 de março de 2015

Para entender a obra do artista catalão, é preciso conhecer “Mulher e Pássaro à Luz da Lua”, de Joan Miró




A cena do imaginário do pintor sugere uma relação harmoniosa e elementar entre o homem e a natureza. Essa relação, de acordo com a visão do artista, estava desaparecendo no contexto da civilização do seu tempo


A obra de arte que foi homenageada pelo projeto “Um Pouco de Arte para sua Vida” é “Mulher e Pássaro à Luz da Lua”, do pintor surrealista catalão Joan Miró. A obra, concluída no ano de 1949, faz parte de uma série produzida pelo artista entre os anos de 1949 e 1950, em Maiorca, na Espanha.

As formas utilizadas são simples e as cores radiantes, constituindo uma linguagem visual muito pessoal, carregada de simbolismo. Neste caso, a mulher e o pássaros referidos no título da obra são facilmente identificáveis abaixo da lua e das estrelas.

A cena do imaginário do pintor sugere uma relação harmoniosa e elementar entre o homem e a natureza. Essa relação, de acordo com a visão do artista, estava desaparecendo no contexto da civilização do seu tempo. Isso é perceptível pela figura feminina, bem como pelas aves, elementos de fundamental importância dentro da obra de Miró.

Ficha Técnica - Mulher e Pássaro à Luz da Lua:

Autor: Joan Miró
Onde ver: Tate Modern, Londres, Reino Unido
Ano: 1949
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 82cm × 66cm
Movimento: Surrealismo

Museu Sakip Sabanci

O mais recente evento a exibir criações de Miró está em cartaz no Museu Sakip Sabanci. Trata-se de “Mulheres, Pássaros, Estrelas”, que exibe 125 pinturas, esculturas, tapeçarias e cerâmicas, incluindo peças emprestadas da coleção particular da família de Miró.

Muitas foram criadas na ilha de Maiorca, para onde Miró se mudou em 1956, aos 63 anos de idade.

“A exibição se concentra no período tardio de sua carreira, que podemos definir com uma palavra: liberdade”, disse Rosa Maria Mallet, especialista em Miró e diretora da Fundação Joan Miró de Barcelona.

Ficha Técnica - “Mulheres, Pássaros, Estrelas”:

Autor: Joan Miró
Onde ver: Museu Sakip Sabanci - Istambul, Turquia
Ano: diversos
Técnica: Óleo sobre tela
Espécies: pinturas, esculturas, tapeçarias e cerâmicas
Movimento: Surrealismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!