quarta-feira, 18 de março de 2015

O terrorismo chega aos monumentos com ataque ao mais importante museu da Tunísia





O ataque terrorista contra o Museu nacional do Bardo, na capital da Tunísia, Tunes, que provocou mais de 20 mortos e terminou com a morte dos sequestradores e a libertação dos reféns, mostra que a sanha do terror não respeita nem mesmo os monumentos de cunho artístico e cultural
O saldo macabro foi a morte de quatro italianos, um francês, dois colombianos, cinco japoneses, um polaco, um australiano e um espanhol, faltando ainda identificar a nacionalidade de outras duas vítimas.

Musée Du Bardo - Tunísia

Uma das maiores coleções do mundo, de mosaicos romanos, bizantinos e cartagineses, estão expostos no Museo Del Barbo. O museu  está localizado na cidade de Tunis. (Tunísia) Um país belo e rico de história. Considerado o mais importante museu da Tunísia, cujo acervo deixa os visitantes perplexos pela beleza das peças e os mosaicos únicos formando enormes tapetes pelas paredes ou pelo chão.

Considerado um dos mais importantes do mundo, abriga a maior e mais significativa coleção de mosaicos tunisianos, cartagineses e romanos. O edifício, recém-restaurado, claro e luminoso, integra a arquitetura moderna à antiga estrutura do Palácio e oferece ao público um acervo museográfico importante. São três pavimentos, e a cenografia leva o visitante a conhecer a história, acompanhando a cronologia dos fatos e dos temas, toda a História Antiga da Tunísia, da Pré-história à Antiguidade Romana e ao islamismo.

Mosaicos romanos - destaque

O principal de toda essa coleção são os mosaicos romanos. O melhor é que as enormes composições ocupam paredes inteiras, algumas vezes todo um andar, com divindades, criaturas marinhas, flores, fauna e muitos outros temas; a antiguidade cartaginesa e romana representadas no colorido de cenas mitológicas extasiantes. O Triunfo de Netuno é uma delas. Retrata a divindade com um vasto desfile de criaturas do mar.

Os mosaicos de Dougga, do século 2º, também impressionam. E lá está Netuno novamente, em sua quadriga, imponente. E que olhar…

Netuno, Ulisses, a Odisseia, o poeta Virgílio, sereias, divindades, seres mitológicos, tudo muito bem montado, bem ali na sua frente. A composição de Ulisses, representando um episódio da Odisseia, em que ele se amarra ao mastro do seu barco para poder ouvir as sereias, é muito bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!