quarta-feira, 18 de março de 2015

O Centro da Cultura Judaica, em São Paulo, sedia a exposição fotográfica ”Bom Retiro e Luz: Um Roteiro, 1976 – 2011”



Após organizar uma mostra de cinema para divulgar a diversidade da produção audiovisual israelense, o Centro da Cultura Judaica em São Paulo traz a exposição fotográfica Bom Retiro e Luz: Um Roteiro, 1976 – 2011, que fica em cartaz até 02 de outubro

A reunião de bairros do Centro de São Paulo, como o Bom Retiro e a Luz, ganha exposição de fotografias da década de 1970, do fotógrafo Cristiano Mascaro em cartaz na Pinacoteca de São Paulo.

A série de 41 fotos da época foi encomendada pela direção do museu como uma forma de aproximar a instituição da vizinhança. Entre os registros de Mascaro estão ruas, que lembram as de cidade do interior, são mostradas por meio de um olhar que mistura o fotojornalismo com tendências mais geométricas e abstratas.

Segundo a diretora-geral do Centro da Cultura Judaica, Yael Steiner, toda a programação é voltada para o diálogo da cultura judaica em suas mais diversas linguagens e expressões: “o Centro é uma Torá, os rolos da lei, esse código de ética que o povo judeu segue inclusive como cultura. É um Centro Cultural aberto areligioso e apolítico”.

O conjunto, o primeiro da coleção fotográfica da Pinacoteca, tem uma unidade que se relaciona a reportagem, mas com uma conotação subjetiva, que flerta com a crônica. Além das 41 imagens originais, podem ser vistas em uma vitrine no centro da exposição nove fotos que não entraram na primeira seleção do fotógrafo. Elas foram integradas ao acervo do museu depois de uma nova ampliação do ensaio feita em 2002. A exposição vai até o dia 29 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!