domingo, 8 de março de 2015

Mostra O Rio de Janeiro de Debret, com 120 trabalhos do francês ostra O Rio de Janeiro de Debret, com 120 trabalhos do francês fica no Rio até maio




Ainda em clima de homenagens pelos seus 450 anos, o Rio é agraciado com exposição de 120 obras de Debret, no Centro Cultural Correios
Desde o dia 4 de março e até 3 de maio o Centro Cultural Correios sedia a mostra O Rio de Janeiro de Debret, com 120 trabalhos do francês que documentou a antiga capital federal entre 1816 e 1831. O espaço fica aberto para visitação de terça a domingo, das 12h às 19h, com entrada franca.

As obras fazem parte da coleção dos Museus Castro Maya IBRAM/Minc, que conta com um total de 500 trabalhos. Com curadoria de Anna Paola Baptista, a mostra reúne trabalhos de Jean-Baptiste Debret (1768 – 1848), que registrou, em desenhos e aquarelas, o cotidiano da antiga capital do Brasil.

A exposição constitui uma rara oportunidade para o visitante apreciar essas obras em seu conjunto, já que somente uma parte do acervo fica em exibição permanente na Chácara do Céu, em Santa Teresa. Para a curadora da mostra, Anna Paola Baptista, a importância de Debret para a forma como o mundo passou a ver o Rio de Janeiro e o Brasil foi fundamental.

15 anos no Rio

Dos 80 anos de sua vida, o artista passou 15 deles na cidade que, por ocasião de sua chegada, em 1816, abrigava a corte portuguesa, transplantada da Europa. Jean-Baptiste Debret já
era pintor renomado na França quando veio para o Brasil. Fez sua carreira em torno da glorificação de Napoleão Bonaparte, pintando quadros que retratavam as vitórias militares do imperador.

Com a derrota de Napoleão, ele ficou sem espaço em seu país e aceitou o convite de Dom João VI para integrar a missão artística que viria ao Brasil para criar aqui uma escola de belas artes. A morte do único filho, aos 19 anos de idade, também contribuiu para a decisão de Debret de deixar a França.

Serviço —O Rio de Janeiro de Debret
Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro — Rio de Janeiro/ RJ
(21) 2253-1580
De 4 de março a 3 de maio de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!