quarta-feira, 11 de março de 2015

Exposição multimídia “Afrolatinas” no Museu Nacional em Brasília




 Evento que vai reunir, numa expografia multimídia, parte do acervo do maior festival de mulheres negras da América Latina, o LATINIDADES – Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, com os momentos que marcaram as sete edições já realizadas

A exposição Afrolatinas recebe os visitantes com cem fotografias. Imagens que captaram importantes momentos que marcaram a história e toda a trajetória deste que se tornou o maior Festival de mulher negras da América Latina. Outro ambiente vai apresentar vinte vídeo-depoimentos de mulheres negras, que compuseram as mesas dos diversos painéis, conferências, oficinas e debates realizados ao longo das sete edições do Latinidades.

Estes vídeos e fotos compõem o rico e extenso acervo coletado através das lentes de um time sensível de fotógrafas e de camerawomen. Profissionais que capturaram o clima descontraído dos shows e dos espaços de convivência, bem como dos momentos de intensos debates e de enriquecedoras discussões com extenso conteúdo formativo. Registros que trazem imagens e vozes de mulheres negras vindas todos os estados brasileiros e também da Inglaterra, Estados Unidos, Colômbia, Cuba, Equador, Nicarágua, Costa Rica, Guadalupe, Nigéria e Moçambique.

A exposição, com abertura agendada para o dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher, tem como proposta colocar em primeiro plano e dar visibilidade à luta das mulheres negras, que representam 25% da população brasileira, segundo a PNAD. Lutas, sonhos, cotidianos, protagonismos, homenagens, força, beleza e fortalecimento de identidades estarão presentes na exposição, que, durante vinte dias, ocupa o Museu da República.

Afrolatinas foi concebida por Jaqueline Fernandes, com curadoria, produção e tratamento de imagens por Chaia Dechen e montagem de Lina Lopes, a exposição foi viabilizada pelo Prêmio Afro 2014, realizado pelo Cadon, Petrobras e Fundação Cultural Palmares.

Serviço:

Exposição: AFROLATINAS
Local: Museu Nacional (Complexo Cultural da República)
Período: De 08 a 28 de março de 2015.
Dias e horário: De terça a domingo, das 9h às 18h30.
Entrada: Franca.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Informações: www.latinidades.com

Fonte: Latinidades Afrolatinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!