quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Qual o significado da Quaresma para os cristãos?



















A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e vai até o domingo de páscoa. Ela começou nos primeiros dias da igreja cristã como um período de preparação para a páscoa. Embora não seja mencionada na bíblia, ela é uma das mais antigas tradições cristãs

Porque cobrir as imagens dos santos?

É costume muito antigo na Igreja, a partir do quinto Domingo da Quaresma – também chamado de Primeiro Domingo da Paixão, na forma extraordinária do Rito Romano, (sendo na verdade o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, o Segundo Domingo da Paixão) – cobrir com pano roxo as cruzes, quadros e imagens sacras. As cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta – Feira Santa, os quadros e demais imagens até a celebração da noite de Páscoa.

O sentido profundo desse ato de cobrir as imagens sacras, fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Cristo Nosso Senhor, levando os fiéis a refletir, ao contemplar esses objetos sagrados cobertos do roxo, que simboliza a tristeza, a dor e a penitência. O ápice do despojamento ocorre após a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, quando retiram-se as toalhas do altar. A cruz coberta lembra-nos a humilhação de N. Senhor Jesus Cristo, que teve de ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus

Outros ritos da Quaresma

Duração

A Quaresma dura 40 dias, sem contar os domingos, para as religiões cristãs ocidentais, incluindo os protestantes, católicos e anglicanos.
Simbolismo

De acordo com o reverendo Ken Collins, a Quaresma representa o retiro que Jesus fez no deserto por 40 dias em jejum.

Jejum

O jejum não significa abandonar a comida ou a água por completo. Ele normalmente significa abster-se de carne, peixe, produtos lácteos ou uma combinação destes alimentos durante a Quaresma, para simular o jejum de Jesus.
Propósito

De acordo com a Igreja Evangélica Luterana na América, os cristãos consideram a Quaresma como um período de disciplina e penitência.

Quarta-feira de cinzas

Na quarta-feira de cinzas, o cristão foca em seu próprio pecado. As cinzas são usadas para lembrá-los da sua mortalidade.

Semana Santa

A última semana da Quaresma, conhecida como semana santa, comemora a última semana da vida de Jesus na terra. Na quinta-feira santa celebra-se a última ceia e na sexta-feira santa representa-se o julgamento e crucificação de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!