quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Já é Carnaval na Casa Rui desde ontem, 3 de fevereiro, quando o Museu Casa de Rui Barbosa abriu a exposição com registros da folia momesca





O Museu Casa de Rui Barbosa abriu ontem (3) a exposição "É Carnaval na Casa Rui" que reúne registros variados dos festejos de Momo no Rio de Janeiro e em outras localidades, de 1887 até 1999. Os documentos e fotos compõem o acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura


A proposta é mostrar o carnaval mais antigo até 1999, quando o jurista Rui Barbosa foi homenageado no enredo da escola de samba São Clemente pelos 150 anos de seu nascimento. “Acho que é sempre interessante ver como os convites eram feitos, a importância dos bailes à fantasia, em contraposição ao carnaval contemporâneo, em que o destaque maior são os bailes na rua”, disse a chefe do Arquivo da FCRB, Lúcia Maria Velloso.

Além de fotos dos festejos, cartas revelam como o carnaval afetava as famílias, como as moças se mobilizavam pelas fantasias. “O objetivo, com essa exposição, é mostrar como a sociedade era há alguns anos. Tem essa curiosidade de como as famílias se organizam, as moças na condição de folionas”, destacou Lúcia Velloso.

Ela explicou que a fundação trabalha com acervos privados e, por isso, há a possibilidade de as pessoas se identificarem com os documentos expostos. “Ao ver um convite, a pessoa pode se lembrar de ter ouvido a avó comentar sobre o baile naquele lugar, as histórias de família, mesmo sendo uma coisa de 1899, 1905, por exemplo. A gente se identifica, porque está mostrando a vida privada”.

Estão expostos documentos do arquivo da Casa de Rui Barbosa, de coleção de famílias como a Barbosa de Oliveira, além de coleções reunidas pelo advogado, professor e historiador Américo Jacobina Lacombe, nascido em 1909 e morto em 1993. Há também em exibição dois exemplares da Revista O Malho, de 1935, que pertencem ao acervo da biblioteca da FCRB.

450 anos do Rio


A ideia da mostra surgiu a partir das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro. "O Carnaval é uma marca da cidade. Selecionamos documentos que fazem parte de nosso acervo e que retratem o Carnaval antigo e contemporâneo" explicou Lucia Maria Velloso, chefe do Arquivo Histórico Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa.

O público poderá visitar exposição até o dia 29 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.O Museu fica aberto para visitação das 9h às 20h toda última terça-feira do mês . A taxa de ingresso é R$ 2,00. Menores de 10 anos e maiores de 65 anos não pagam. A entrada é franca aos domingos. Mais informações 21 3289 8671. Museu Casa de Rui Barbosa está localizado na Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!