segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Exposição “Retratos da Brasilidade” chega a São Paulo e exibe obras de Portinari, Di Cavalcanti e Lasar





Com curadoria de José Luis Hernández Alfonso, a mostra apresenta 70 obras, entre gravuras, pinturas, fotografias e esculturas, que retratam a riqueza e a diversidade cultural do país, datados dos séculos XIX e XX, que focam a fauna, a flora e a cultura popular brasileira

A exposição Retratos da Brasilidade, pode ser vista até o dia 10 de maio no Museu de Arte Brasileira da Faap (MAB-Faap), tem entrada franca e apresenta 70 obras, entre gravuras, pinturas, fotografias e esculturas de diversos períodos, tendências e técnicas.
O público terá acesso às gravuras de Johann Moritz Rugendas, com representação de cenas do século 19 no Brasil; à tela Caboclas Montadas, de Lasar Segall; à pintura Carnaval, de Di Cavalcanti, além de fotografias de Pierre Verger, retratando a cultura popular tradicional.Nomes de peso da arte brasileira estão representados, entre eles Johann Moritz Rugendas, Lasar Segall, Di Cavalcanti Pierre Verger, trazendo aos visitantes o olhar desses artistas sobre o Brasil, cada um em seu período de produção das obras. 


Os organizadores fizeram um levantamento de todas as obras do acervo do MMAB-Faap que tinham temáticas ligadas ao Brasil. Logo após, foram agrupados em blocos segmentando cenas de costumes do século 19; festas populares; carnaval; futebol; flora e fauna brasileira; imaginário religioso; e cenas de trabalho.

Estão expostas ainda obras como o desenho Capoeira, de Carybé, a pintura naïf Festa de São João, de Aldir Sodré de Souza, e o desenho a carvão sobre papel Garimpeiro, de Cândido Portinari. O curador destaca essa última e conta que a incluiu por ser uma obra muito significativa e pelo que representa dentro do modernismo brasileiro.

Foi selecionada uma obra de Portinari pelo valor artístico e estético, representando um momento da história do Brasil, vinculado ao ciclo da mineração. É uma obra de rara beleza, com traçado perfeito e digna de estudo. Portinari é um artista que valorizou o cenário brasileiro por meio de sua arte. Após passar um ano na França, voltou no começo dos anos 30 e decidiu retratar o país. Sua obra é permeada pela história, o povo, a cultura, flora e fauna.

Referência: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!