Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 24 de janeiro de 2015

Exposição ‘Paulistanos Ilustrados’: um panorama bem humorado da vida paulistana, sob a ótica de Paulo Caruso





Em comemoração aos 461 anos de São Paulo, está aberta ao público a partir deste sábado (24), a exposição Paulistanos Ilustrados, do cartunista e caricaturista Paulo Caruso,contando com 200 ilustrações, caricaturas e gravuras, que revelam a história da cidade e dos personagens por trás das avenidas e monumentos famosos


Cartunista e caricaturista, Paulo Caruso já trabalhou em todos os grandes jornais e revistas do país. Mas foi na revista IstoÉ, na qual manteve por 20 anos a coluna Avenida Brasil – um retrato bem-humorado da política brasileira na última página da publicação –, que seu trabalho se tornou mais conhecido. Atualmente publica essa página na Revista de Domingo do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro.

Autor de diversos livros de humor e histórias em quadrinhos, possui trabalhos no Museu da Sátira e Caricatura da Basiléia, na Suíça, tendo participado também de outras exposições do gênero na França, na Itália e nos EUA. Foi premiado em 1997 no Salão Carioca de Humor da Casa de Cultura Laura Alvim e no Salão Internacional do Desenho de Imprensa em Porto Alegre. Expôs no Masp, onde conquistou junto com seu irmão Chico Caruso o prêmio de melhor desenhista no ano de 1991, pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.

Em 1990, organizou para o Memorial da América Latina em São Paulo o 1º Encontro Brasil x Argentina de Humor, que contou com a participação dos mais influentes artistas do gênero entre os dois países. Em 2002 lançou a coletânea de charges publicadas pela Folha de S.Paulo sobre a corrida presidencial, intitulada Grande Prêmio Brasil – No Galope do Ibope. 

Em 2003 lançou pela Imprensa Oficial do Estado a cartilha ilustrada sobre o novo código civil brasileiro e o livro Piracicaba – 30 anos de Humor, contando a história do mais antigo e festejado salão de humor do país. Em 2003, lançou o livro de textos e desenhos sobre a cidade intitulado São Paulo por Paulo Caruso, ganhador do troféu HQ MIX desse ano.

Na área musical, lançou seu primeiro CD em 1998. “Pra seu Governo” teve a participação do Conjunto Nacional e contou com a presença de Chico Caruso, Luis Fernando Verissimo e Aroeira. Em 2001, Paulo lançou o segundo CD em parceria com o Conjunto Nacional, gravado ao vivo no Mistura Fina da Lagoa, uma sátira musical intitulada “E La Nave Va”, pela Som Livre.

Depois de publicar suas charges e caricaturas em O Pasquim 21, no qual teve oportunidade de experimentar as dimensões standard de um jornal a cores, atualmente trabalha para diversos veículos. No Jornal do Brasil,faz comentários bem-humorados sobre a política e a vida na cidade. Já na TV Cultura, participa do programa Roda Viva, no qual faz caricaturas ao vivo das personalidades e dos assuntos debatidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!