segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Exposição Drummond, "Testemunho da Experiência Humana", homenageia Carlos Drummond de Andrade em Porto Alegre





A Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta, até 30 de janeiro, a exposição Drummond, Testemunho da Experiência Humana, que está montada no saguão térreo da Casa. A mostra, composta por 16 banners de fotos e textos, foi doada ao Memorial do Legislativo da Capital pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil (FBB


Lançada em 2012, a exposição conta a história do poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), com ênfase em sua obra, repleta de impressões do mundo. “Falando do presente e do passado, sua obra fixa a memória, patrimonializando a vida, para preservá-la da destruição iminente. Testemunha sobre fatos e coisas do presente, escrevendo com elegância e leveza sobre temas cotidianos: cinema, esporte, música, personalidades da época, acontecimentos históricos, Mas, ao fazer isso, revela a verdade profunda de sua poesia”, atesta a mostra.

Ao longo da sua existência, Drummond, deixou mais de 50 livros de versos e prosa (alguns póstumos), dos quais 26 de poemas (de 1930, com Alguma Poesia, até 1996, com Farewell), oito antologias, 18 de contos e crônicas, como Fala, amendoeira (1957), A bolsa & a vida (1962), Cadeira de balanço (1966), O poder ultra-jovem (1972) e Moça deitada na grama (1987), além de três obras infantis: O Elefante (1983), História de dois amores (1985) e O Pintinho (1988).

Drummond é o 13ª homenageado com a exposição elaborada pelo Projeto Memória para lembrar acontecimentos importantes da história do país e a vida de personalidades brasileiras. Nas edições anteriores, foram homenageados o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegante Pedro Álvares Cabral, o presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta, o líder da Revolta da Chibata João Cândido, o Marechal Rondon, além de uma retrospectiva do projeto.

Visitação

Na Câmara de Porto Alegre, Drummond, Testemunho da Experiência Humana tem visitação das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, com entrada franca. Após o dia 30, os banners passam a fazer parte do catálogo de Exposições Itinerantes do Memorial, podendo ser emprestados a escolas e instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!