sábado, 24 de janeiro de 2015

Apenas para os que curtem a folia: Onde passar o carnaval? Rio de Janeiro, Recife ou Salvador?





Durante o carnaval, difícil mesmo é encontrar lugares onde a música e os foliões não tenham tomado conta. Atraindo turistas de todos os cantos do mundo, inúmeras cidades brasileiras se transformam em um imenso salão de festa a céu aberto, com hora marcada, mas sem previsão para acabar. Claro que nesse sem fim de possibilidades, alguns destinos se destacam. É o caso do carnaval no Rio de Janeiro, Recife e Salvador
Rio de Janeiro
As três belíssimas cidades contam com agenda bem variada, conseguindo a façanha de agradar diferentes perfis de visitante, principalmente os mais festeiros. Mesmo assim, na hora de escolher o melhor lugar para curtir os dias de folia, a dúvida é inevitável: onde passar o carnaval? Para tentar ajudar os indecisos, destacamos abaixo as principais características da festa momesca em dada uma das capitais: do samba, do frevo e do axé. Depois de conferir as dicas, é só se preparar para cair na estrada e ter uma boa viagem!

Na lista dos maiores carnavais do mundo, o Rio de Janeiro é mestre em proporcionar os melhores momentos de folia. Isso porque a comemoração já faz parte da tradição da cidade, que foi a segunda capital do Brasil. Ainda no século 18, os cariocas saíam às ruas para celebrar a data e, conforme o tempo foi passando, novos costumes foram incorporados

Passando pela polca e marchinhas, chegamos ao samba e aos enredos cantados pelas escolas de samba, responsáveis pelos desfiles que podem ser considerados os mais bonitos do mundo. Hoje, diferentes eventos fazem parte dos dias de folia, sendo possível encontrar vários tipos de festa.

Os famosos blocos de rua, para começar, são indicados para quem gosta de pular, dançar e se divertir entre a multidão. Se reunindo em bairros como Zona Sul, Centro e Santa Tereza, cada bloco tem suas características próprias, atraindo um tipo de público. Os que tomam conta de bairros como Leblon, Ipanema e Copacabana (Zona Sul) têm nas praias a maior vantagem. Assim, no final da festa, é possível se refrescar em algumas das praias mais belas da Cidade Maravilhosa.

Quem quer algo mais tradicional e familiar, os blocos do Centro são a escolha perfeita, além da vantagem da boa localização, já que a região central recebe as principais linhas de ônibus e táxi do Rio de Janeiro. Em dias de carnaval, não compensa transitar com veículo próprio, já que muitas ruas da cidade ficam fechadas para garantir a segurança da folia.

Melhor alternativa para quem quer se divertir e ainda acompanhar os desfiles das escolas de samba, os sambódromos fascinam com o vai e vem de carros alegóricos e sambistas que sabem, como ninguém, animar a festa. Impossível não se contagiar com o clima que toma conta da imensa passarela e arquibancadas.

Se a ideia for curtir uma festa mais seleta, nada mais indicado que os famosos bailes de carnaval, que acontecem nos clubes e casas noturnas do Rio. Depois de garantir seu ingresso, o próximo passo é preparar fantasias e máscaras, para que a folia seja completa.

Recife


Mantendo as tradições seculares e com um toque mais cultural, o carnaval em duas cidades (Olinda fica a dez minutos da capital pernambucana), quem decide passar a data em Recife encontra ainda outras vantagens.

Lar do maior bloco carnavalesco do mundo, o famoso Galo da Madrugada, a programação da cidade inclui ainda diferentes shows, desfiles e festas de rua, garantindo animação para todos os dias de folia. Como se não bastassem todas essas particularidades, o carnaval recifense é conhecido como o mais democrático dos carnavais. Para participar, não é preciso pagar nada na maioria dos pontos de encontro, basta ter disposição e muita empolgação, para acompanhar o ritmo das multidões.

Saindo da capital e indo para Olinda, os foliões encontram outras manifestações artísticas, se maravilhando ainda mais com as tradições das duas cidades. Animados pelo frevo, turistas e moradores percorrem as ladeiras da cidade, com a honrosa companhia dos carismáticos e imensos bonecos de Olinda, que medem mais de dois metros de altura.

Complementando a festa, clubes, bares e casas noturnas organizam uma programação especial para cada dia, trazendo atrações regionalistas e nacionais, animando e divertindo o público, como ninguém. Se a ideia for curtir o carnaval de Recife, vale acessar os sites especializados para acompanhar a programação e consultar valores das festas fechadas.

Salvador


Famoso pelo seu Carnaval de participação, - o do Rio, por exemplo, é muito centrado nos desfiles das escolas de samba, - o destino que pode ser considerado ponto de encontro para os que querem dançar e pular sem parar, sem dúvidas é o carnaval de Salvador , que é animado pelos famosos trios elétricos. O palco é montado em cima de colossais carretas e guia a multidão pelas ruas da capital baiana, sem deixar ninguém parado.

Divididos em três circuitos, Batatinha (centro histórico), Osmar (Avenida) e Dodô (Barra-Ondina), os dias de folia contam ainda com manifestações artísticas e culturais, com destaque para as que têm o objetivo de representar e valorizar os costumes afros.

Os blocos afros trazem para o carnaval baiano o melhor da cultura negra que se enraizou no Brasil. O mais famoso é o Ilê Aiyê, que resgata nas roupas, danças e música as heranças que os africanos deixaram para o país, durante o período de colonização. No mesmo ritmo, o afoxé dá vida à dança-cortejo, fortemente ligada ao candomblé, e que até hoje preserva as crenças religiosas da cultura africana.

A cidade promove ainda muitos shows musicais, alcançando os mais variados públicos, graças à diversidade de gêneros musicais, que passa pelo samba, orquestras e pelo rock. Para saber mais sobre o carnaval de Salvador, é essencial cercar-se de informações e conferir dicas, programação, valores de abadás e muito mais.
Onde passar?

É só decidir o destino!

As três cidades apresentadas aqui hoje são mestres em promover o melhor carnaval do país. Por isso, agradam tanto as famílias que querem se divertir em animados blocos de rua durante o dia, quanto os que querem pular e dançar até o sol raiar. A dica é acessar os sites oficiais, conferir a programação e encontrar o melhor carnaval para você! Esperamos ter lhe ajudado a decidir-se sobre onde passar o Carnaval!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!