Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Os 148 anos de Wassily Kandinsky são comemorados com exposição no Brasil



São 148 do nascimento de Wassily Kandinsky que nasceu a 4 de Dezembro de 1866, em Moscou. Estuda Direito e Economia, vindo a ser professor na Faculdade de Direito, e escrever sobre temas relacionados com a espiritualidade. É considerado o criador do abstracionismo, e também foi professor da Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha

Vive grande parte da sua vida na Alemanha, o que influenciou sobremaneira o seu estilo e percepções. Vem a ensinar na reconhecida escola de vanguarda, Bauhaus.É em 1895 que, de visita a uma exposição em Moscou sobre o impressionismo francês, vê um quadro de Monet que o interessa, provocando-lhe a vontade de pintar – contudo, deseja pintar obras que exprimam alguma coisa. 
De fato, é esta necessidade interior de expressar as suas percepções emocionais que o levam ao desenvolvimento de um estilo de pintura abstrato, baseado em propriedades não-representativas de cor e forma – o abstrato lírico.

Já para o fim da vida, acaba por deixar novamente a Alemanha (a primeira vez havia sido com o iniciar da 1ª Guerra Mundial) e instala-se perto de Paris, precisamente com o objetivo de aí terminar a sua vida. Morre em Neuilly-sur-Seine em 1944, aos 78 anos.

Assim, primeiro há o aspecto emocional, desprovido de quaisquer considerações representacionais. Depois, a percepção destas características representativas leva o espectador do nível emocional para o nível intelectual: “Luta dos sons, equilíbrio perdido, princípio vencido, o rufar inopinado dos tambores, grandes interrogações, aspirações sem objetivo visível, impulsos aparentemente incoerentes, cadeias quebradas, laços desfeitos e atados num único laço, contrastes e contradições, é esta a nossa harmonia.”.

Exposição no CCBB

A trajetória e as ideias de Kandinsky, estão, desde novembro, em exposição pela primeira vez na América Latina. A mostra "Tudo começa num ponto" tem 72 obras e convida o público a conhecer a vida do pintor, além de experimentar um mergulho nas raízes de seus pensamentos por meio de textos, sons e imagens. Para aprofundar esta experiência, há ainda uma sala de imersão sensorial interativa, onde é possível vivenciar os conceitos desenvolvidos por Kandinsky.

A exposição é gratuita e está no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília até o dia 12 de janeiro, quando seguirá para o rio de Janeiro. Depois, as obras passam ainda por Belo Horizonte (em abril), e São Paulo (em julho), onde permanecem até setembro.

Participando da comemoração pelo aniversário de Kandinsky, o Google criou um Doodle que faz homenagem ao pintor russo. A imagem pode ser vista na página inicial do site de buscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!