Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 20 de dezembro de 2014

Jorge Portugal: um nome técnico para ser titular da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia





Na última sexta-feira (19), o professor, letrista, compositor e poeta Jorge Portugal, foi oficialmente confirmado para o cargo Secretário de Cultura. Durante o discurso, o governador Rui Costa afirmou que o escolhido era “alguém do recôncavo que representa a cultura baiana”. “Ta aprovado e é massa!”

Jorge Portugal é conterrâneo de Caetano Veloso, nascido em Santo Amaro da Purificação, no dia 5/8/1956, onde viveu até os 17 anos. Em Salvador, se destacou como professor da língua portuguesa e redação, tendo ensinado em vários colégios e cursos pré-vestibulares.

Na condição de poeta- letrista, compositor, cantor, tem sua carreira artística dedicada à tradução das mais genuínas manifestações da cultura brasileira. sem perder a sintonia com o que vai pelo mundo. nem com as influências contemporâneas, o seu trabalho musical tem-se afirmado ao longo desses anos pela singularidade do seu estilo e pela aceitação popular que o mesmo consegue. 

Hoje suas composições são executadas em várias partes do mundo, ganhando dimensão nas vozes de interpretes consagrados como Maria Betânia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Tânia Alves, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Fafá de Belém, Sandra de Sá, dentre outros artistas que já o gravaram.

Agitador cultural

Participou de vários Festivais de MPB com destaque para o MPB/80 da Rede Globo de Televisão, quando recebeu a consagração nacional com a musica a "MASSA", e em 1985 defendendo, ao lado de Roberto Mendes, a musica "Caribe, Calibre: Amor", na mesma emissora de TV. Lançou em 1994 o disco "PALAVRA", no qual cristaliza as suas principais influencias e invenções, tendo nas suas letras o seu ponto alto.

Jorge Portugal sempre trabalhou como idealizador e coordenador de Projetos Culturais reconhecidos e consagrados pelo publico baiano, como o "CIRCULADOR CULTURAL" - Projeto que leva palestras, teatros shows, nas escolas públicas da Bahia e o "UNIVERSIDADE LIVRE DA BAHIA" (UNILIVRE), um fórum de debates destinados ao público em geral que visa discutir as questões importantes da nossa contemporaneidade cultural.

Mensagem do Artecultural

É com toda essa bagagem cultural que Jorge Portugal encara o novo desafio de ser o titular da pasta da cultura na Bahia, algo que ele sempre respirou e difundiu ao longo da sua carreira. A Bahia e os baianos esperam muito de você Professor Jorge Portugal. O Artecultural está na torcida por um trabalho que resgate os maiores e melhores valores culturais da Boa Terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!