Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Convento de Salvador (BA) mantém tradição do presépio e atrai inúmeros visitantes





É tradição na Bahia, herança da nossa história cristã e católica, principalmente nas cidades do interior do estado, o hábito de montar presépios como forma de celebrar o nascimento Jesus e o Convento Santa Clara do Desterro tem mostra que apresenta imagens que retratam um dos maiores mistérios do Cristianismo


Arquivos apontam para o ano de 1223, a montagem do primeiro presépio por São Francisco de Assis, que tinha como propósito explicar melhor o Natal para as pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. Mandando transportar as imagens do Menino Jesus, de Maria e de José, uma manjedoura, um boi e um burro para a floresta de Greccio, onde a noite de Natal foi celebrada pela primeira vez fora do reduto da Igreja.
Em Salvador essa prática também permanece mesmo que timidamente. O Convento Santa Clara do Desterro no bairro de Nazaré mantém viva essa tradição milenar, abrindo ao público para visitação diariamente, de segunda a sábado, das 8h às 18hs, gratuitamente.

Este novo costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Ao longo dos anos novas imagens e elementos contemporâneos foram introduzidos na montagem do presépio, sempre aproximando a história do nascimento de Jesus à realidade dos povos de acordo com a época e o local. Foi já no século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

Assim como ocorreu na história, este ano o Projeto Social por um Mundo Melhor, juntamente com Convento Santa Clara do Desterro, teve a iniciativa de montar pela primeira vez o presépio fora da Igreja, logo no acesso do Convento, de modo a possibilitar que públicos diversos possam contemplar a representação do nascimento do menino Jesus.

· Onde: Convento Santa Clara do Desterro

· Informações: 71 3328-0006

· Quando: Até 6/1/2015, segunda a sábado, das 8h às 18h

· Quanto: Grátis

· Que: Projeto Social Por Um Mundo Melhor/ Convento Santa Clara do Desterro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!