segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Funarte divulga vencedores do 14º Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, entre eles, o o fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos





A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou hoje (23) o resultado final do 14º Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, com a lista dos 18 vencedores. Um dos agraciados, o fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos, fez grande sucesso com mostra em Salvador BA


Entre os premiados estão os trabalhos Minha Ilha – Campos Abertos do Marajó, de Octavio Silva Cardoso; Hotel Esplêndido, de Laura Avela Fonseca; e Papeis Efêmeros da Fotografia, de Rubens Fernandes Junior.São seis vencedores em cada categoria: projeto de livre criação fotográfica; projeto de documentação fotográfica do Brasil e projeto de produção de reflexão crítica sobre fotografia.

A seleção dos vencedores considerou critérios de transversalidade da fotografia com outras artes e áreas do conhecimento, diálogo com a educação, fortalecimento da memória cultural brasileira, escolha de temas relevantes da sociedade contemporânea, entre outros.

Mostra de Márcio Vasconcelos na Bahia

A mostra, composta por belas imagens do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos, esteve em Salvador BA, no último mês de agosto. Nela, o fotógrafo fez o caminho inverso para contar a história em imagens. A proposta do Projeto era realizar uma pesquisa e documentação fotográfica da atual situação de templos sagrados e seus respectivos chefes no Benin e no Maranhão.

No Benin, num período de 25 dias, foram visitadas as cidades de Cotonou, Abomey, Allada, Ouidah, Calavi e Porto Novo. O Projeto Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão, foi aprovado no Edital de Apoio à Produção Cultural da Secretaria de Cultura do Maranhão e vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras.

É essa exposição que esteve em Salvador na Galeria da Casa do Benin, no Pelourinho. Márcio Vasconcelos é fotógrafo profissional independente e há mais de uma década vem se dedicando a registrar as manifestações da Cultura Popular e Religiosa dos afro-descendentes no Estado do Maranhão. Ele é um dos vencedores do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, com o projeto “Na trilha do Cangaço – um ensaio fotográfico pelo Sertão que Lampião pisou”.

Referência: EBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!