Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 29 de novembro de 2014

Exposição na Biblioteca Universitária da UFMG comemora centenário de Érico Veríssimo


 
No ano em que se relembra os 100 anos de nascimento e 39 da morte de Érico Veríssimo, documentos que registram a trajetória do escritor gaúcho podem ser conferidos em exposição na Biblioteca Universitária da UFMG, no campus Pampulha

Comemorando o centenário do escritor, a exposição reproduz parte do Acervo Literário Érico Veríssimo do Centro de Pesquisas Literárias da PUC-RS. A documentação traz manuscritos, correspondências, publicações e esboços que mostram um pouco da criação de Érico, e sua trajetória.

Nascido em 17 de dezembro de 1905, Érico Veríssimo completaria cem anos. Sua morte ocorreu no dia 28 de novembro de 1975, há 30 anos, portanto. A exposição pode ser vista no terceiro andar da Biblioteca Central até o dia 12 de janeiro.

Vida e obra


Érico Veríssimo nasceu em Cruz Alta, interior do Rio Grande do Sul, e deixou uma significativa produção literária. Foram 39 obras, entre elas livros infantis romances históricos, urbanos e políticos, contos, narrativas de viagem, ensaios e memórias. Entre suas obras mais conhecidas estão a trilogia o Tempo e o Vento - escrita entre 1949 e 1962 - cuja primeira parte, Um certo capitão Rodrigo, é um dos livros do Vestibular da UFMG. A obra recria a fundação do Rio Grande do Sul e seus primórdios.

Em Incidente em Antares, romance transformado em minissérie na TV, com adaptação de Charles Peixoto e Nelson Nadotti, denúncia a fanatização ideológica e defende os direitos humanos. Em 28 de novembro de 1975, não sobrevive a mais um infarto e deixa inacabado Solo de Clarineta, livro de memória que faria parte de mais uma trilogia.

A exposição sobre o centenário de Érico Veríssimo pode ser visitada diariamente, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, até dia 12 de janeiro de 2015. Mais informações sobre o centenário de Érico Veríssimo na Internet.

Fonte: UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!