quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Com ‘O livro das Estações’, Fernando de Oliveira mostra que não é só no terreno musical que ele transita com desenvoltura



No campo da música, Fernando de Oliveira é conhecido por parcerias com figurinhas carimbadas da MPB como Ivan Lins, Ivete Sangalo e Danilo Caymmi, entre outros, mas com o lançamento do livro ‘O livro das Estações’, ele mostra que conhece também o ramo literário 

Primavera, Verão, Outono e Inverno. As quatro estações do ano são representações metafóricas das fases da vida humana, da juventude à velhice, no livro de estreia de Fernando de Oliveira. O autor é conhecido por suas parcerias musicais com importantes compositores da música popular brasileira, como Rosa Passos, Carlos Pitta, Zeca Freitas, Ivan Lins, Walmir Palma, Lula Gazineu, Paulo Diniz entre outros. Os poemas musicados de Fernando, gravados por intérpretes como Nana Caymmi, Rosa Passos, Maria Creusa, Ivan Lins, Ivete Sangalo, Danilo Caymmi, Jane Duboc e o americano Kenny Rankin garantiram-lhe verbetes no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira e no Dicionário Houaiss Ilustrado da Música Popular Brasileira.

Na apresentação do livro, o saudoso poeta, romancista e teatrólogo Ildázio Tavares, referindo-se a dois fatores que considera essenciais no estilo do autor, afirma: “Primeiro, a configuração de uma poesia que se enraíza na tradição popular – que dela se reapropria para lhe dar um sentido novo, evidentemente erudito. Assim o faz Fernando de Oliveira. Segundamente, o exercício da síntese que, sem ele, não há poesia – há algaravia – e Fernando sabe disso e procura aquele desiderato, talvez supremo do verso que Ezra Pound definiu tão bem: dizer muito com poucas palavras”.

Na contracapa, a parceira mais habitual do poeta, a cantora, compositora e violonista Rosa Passos, escreve: “A poesia de Fernando é leve, livre, e tem movimento, cor e beleza, como as estações do ano. Para mim ele é um dos maiores poetas do Brasil”.
O Livro das Estações tem 107 páginas, 40 poemas e 4 ilustrações especialmente criadas pelo artista plástico Leonel Brayner, também autor do quadro em óleo sobre tela “Verão”, que compõe a capa.

Noite de autógrafos com música

A sessão de autógrafos, marcada para o dia 25 de novembro de 2014 às 19 horas, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, em Salvador (BA), será precedida por um pocket show no Teatro Eva Herz. Participarão do evento os artistas Carlos Pitta, Zeca Freitas, Jana Vasconcelos, Lula Gazineu, Walmir Palma, Gil Vicente Tavares, Ricardo Marques Santiago, Moysés Gabrielli, Ivan Sacerdote e outros, todos apresentando canções com versos de Fernando.

Conhecendo o autor

Fernando de Oliveira nasceu em Ipiaú, no Sudoeste da Bahia, em 4 de janeiro de 1944. Viveu em Itajuípe entre os nove e os dezesseis anos de idade e escreveu seu primeiro poema aos 11 anos. Mudou-se para Jequié em 1961, após morar durante um ano em Salvador.Em 1966voltou à Capital, onde estudou Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Em 1973 ficou com o primeiro lugar no Festival de Música da UFBA com uma canção feita em parceria com Toinho Senna. Nesse mesmo ano formou com Rosa Passos uma fértil parceria, que resultou nas 10 músicas do LP “Recriação”, lançado pela gravadora Chantecler em 1978. A partir daí aconteceram muitas canções e gravações, com Rosa e outros parceiros. Atualmente Fernando faz parte do grupo de artistas do Sarau de João, criado e coordenado por João Américo.

Serviço:

Lançamento:O Livro das Estações

Autor: Fernando de Oliveira

Data: 25 de novembro de 2014

Local: Livraria Cultura – Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores

Horário: 19 horas


Referência: aratuonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!