sábado, 1 de novembro de 2014

Chico Buarque já tem data marcada para lançamento do novo livro: 14 de novembro





Chico Buarque diz sempre que sua carreira literária começou com "Estorvo", terminado em 1990, em Paris, e lançado em novembro do ano seguinte. Com isso, vira a página de todos os seus escritos de juventude, que começaram a ser publicados em 1966, ano em que "A banda" chegou às prateleiras


Este primeiro livro reunia manuscritos das primeiras canções, o conto "Ulisses" e um texto de Carlos Drummond de Andrade sobre "A banda", trampolim de sua carreira como compositor. Antes, Chico já tinha escrito, entre 1963 e 1964, o poema "A bordo do Rui Barbosa", que só seria transformado em livro em 1981, com ilustrações de Vallandro Keating, um colega da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Novo livro

O novo livro do cantor e compositor Chico Buarque chegará às lojas no próximo dia 14 de novembro. O quinto romance da carreira do músico – que ainda não teve o assunto divulgado, como de costume, a pedido do autor – ganhará um vídeo na próxima segunda, 3, no qual serão revelados o título e a capa.

De acordo com a editora Companhia das Letras, em informação dada nesta sexta-feira, 31,o vídeo ainda trará Chico lendo um trecho da obra, sem revelar, entretanto, maiores detalhes sobre o enredo. O último livro de Chico Buarque a ser publicado foi Leite Derramado (2009), que vendeu em torno de 500 mil cópias e faturou o Prêmio Jabuti de Livro do Ano em 2010.

A obra literária de Chico Buarque

Se destacando como escritor deste os tempos de escola, Chico Buarque se tornou ícone também na literatura brasileira. Ao longo de sua trajetória, acumulou três (polêmicos) Prêmios Jabuti – com Estorvo, Budapeste e Leite Derramado -, que levantaram uma grande discussão sobre o tráfico de influência dentro da premiação, com direito a uma petição online - "Chico, devolve o Jabuti!" – e o boicote por partes de grande editoras. De qualquer maneira, suas obras são sucesso de público e têm uma vendagem mínima de 500 mil exemplares no Brasil.

Em toda a carreira, o músico já lançou quatro romances: Estorvo, de 1991 (vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance); Benjamim, de 1995; e Budapeste, de 2003 (Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção), além de Leite Derramado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!