segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Programa Conexão Cultura Brasil abrem oportunidades no exterior que englobam cursos, estágios e residências artísticas voltadas para diversas áreas das artes, cultura e gestão cultural





Cerca de 20 instituições de ensino oferecem bolsas de intercâmbio no Programa Conexão Cultura Brasil, uma realização da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura em parceria com Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores


São cursos, estágios e residências artísticas voltadas para diversas áreas das artes, cultura e gestão cultural, no período de janeiro a março de 2015. As bolsas envolvem 10 diferentes cidades do mundo, em países como Reino Unido, Espanha, Holanda, Itália e Brasil.Por meio de parceria com British Council, Neso, Embaixada da Itália, entre outras instituições, o Ministério da Cultura articulou mais de 80 oportunidades para estudantes brasileiros dentro do Edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbio.

Para participar, os interessados devem seguir dois processos simultâneos: contatar a instituição de destino para apresentar a proposta de intercâmbio a fim de receber a carta convite na vaga desejada e realizar a inscrição no edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbio no site do Ministério da Cultura até o dia 7 de novembro de 2014.

Bolsas de estudo na Espanha

Atua na área cultural e tem interesse em estudar na Espanha? O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia Criativa, negociou 20 bolsas para 2015 junto à Universidade de Barcelona e à Complutense de Madrid. Os interessados em estudar em uma das instituições espanholas têm até o dia 7 de novembro para se inscrever no edital Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios.

As duas universidades espanholas estão entre as instituições parceiras do edital, lançado no dia 31 de julho de 2014, e que conta com um investimento total de R$ 4 milhões. A expectativa é de que mais que 500 brasileiros recebam ajuda de custo para participar de eventos culturais e artísticos, festivais, cursos de arte, técnicos ou acadêmicos, assim como de eventos de negócios culturais, entre novembro de 2014 e março de 2015.

Barcelona

Na Universidade de Barcelona, há quinze (15) bolsas parciais (50% do custo da matrícula) destinadas aos brasileiros: cinco (5) vagas para o curso de Pós-Graduação em Cooperação e Gestão Cultural Internacional e dez (10) para o curso de Pós-Graduação em Turismo Cultural, ambos realizados em modalidade semipresencial.

O curso de Cooperação e Gestão Internacional, que abordará as bases estratégicas de cooperação cultural, desenho de projetos e gestão e análise cultural aplicada, ocorre entre dezembro de 2014 e julho de 2015. A segunda etapa será presencial, entre os dias 12 e 30 de janeiro de 2015. O curso de Turismo Cultural, que terá foco em uma perspectiva interdisciplinar, será entre janeiro e julho de 2015, com uma etapa presencial que se estende entre 9 e 20 de março de 2015.

Madri

Já na Universidade Complutense de Madri, a oferta é de cinco (05) bolsas. Três (03) dessas oportunidades são voltadas para interessados em compor um grupo de estudos e evento acadêmico sobre patrimônio imaterial.

O intercâmbio tem duração de um mês, tendo início em janeiro de 2015. As duas (02) vagas restantes destinam-se à realização de estágio profissional, entre janeiro e março de 2015, na La Cultora, plataforma cultural vinculada ao mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural da universidade. Uma dessas vagas é para pesquisador da área de impactos econômicos do patrimônio cultural, e a outra, para profissional com interesse em apoiar tecnicamente os projetos de patrimônio incubados pela plataforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!