segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O romance inacabado de José Saramago "Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", já está disponível para os leitores do Brasil



Alabardas, alabardas, o romance inacabado de José Saramago, foi lançado em agosto nas livrarias de Itália. O livro contém um texto do escritor italiano Roberto Saviano e outro do espanhol Fernando Gómez Aguilera. A capa é um desenho de Günter Grass, Prêmio Nobel de Literatura

"São poucos capítulos, mas o tema fica claro, o texto tem unidade", explica Pilar Del Río, tradutora para espanhol da obra do Nobel português. 

Os primeiros capítulos do romance incluem notas que o autor fez quando o começou a escrever. "Neles, José Saramago antecipa o andamento e o desenlace da história que pretendia contar", afirma em comunicado a Fundação José Saramago. O editorial é assinado pela presidente da Fundação José Saramago, a viúva do escritor, Pilar Del Río, que afirma que a publicação do texto "será mais uma forma de repúdio à violência".

"Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", título inspirado nuns versos de Gil Vicente, tem como protagonista o funcionário de uma fábrica de armas que vive um conflito moral decorrente de seu trabalho, explica a mesma fonte.

O livro será publicado simultaneamente em português, italiano, espanhol e catalão, na Europa e na América, adianta a Fundação, que tem sede na Casa dos Bicos, em Lisboa.

José Saramago, falecido em junho de 2010 na ilha espanhola de Lanzarote, publicou, entre outras obras, "A Jangada de Pedra", "Levantados do Chão", "O Homem Duplicado", "Ensaio sobre a Cegueira" e o romance inicial "Clarabóia", editado postumamente, em 2011.

O autor foi distinguido com vários prêmios nacionais e internacionais, como o Grande Prêmio de Novela e Romance da Associação Portuguesa de Escritores, o Prêmio Camões e o Nobel da Literatura, em 1998.

Com preço bastante acessível, o livro pode adquirido no Brasil por cerca de R$ 20,00, nas melhores livrarias ou pelo ecomerce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!