sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Exposição “As mulheres de Ziraldo” mostra bumbuns femininos em telas de mais de dois metros










Ao contrário do que muito pensam, não se trata de nome artístico. Ziraldo Alves Pinto, mineiro de Caratinga, nasceu no dia 24 de outubro de 1932, advogado de formação, mas cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista, por opção e, acima de tudo, paixão

Às vésperas de completar 82 anos de idade, Ziraldo é um colecionador de fatos comemorativos. Em 2014, ele completa 64 anos de carreira e 34 da criação de seu personagem mais famoso: o inesquecível Menino Maluquinho. Para celebrar tantos marcos significativos, o multifacetado artista estreou no último dia 15.10 a exposição 'As mulheres de Ziraldo', no Rio. 

A exposição é composta por 16 telas de quase dois metros de altura inspiradas em mulheres que fascinam o autor: as famosas Marilyn Monroe e Betty Grable e os tipos anônimos das garotas de Ipanema, que o artista costuma admirar da janela do apartamento onde mora na Lagoa. A mostra fica em cartaz até o dia 29 de novembro na Galeria Scenarium, no Centro.

Como ponto de partida para as telas, Ziraldo afirmou que, há três anos, resolveu colocar as mulheres de sua imaginação em grandes dimensões e em cores vivas. Desde então, o projeto foi tocado aos poucos. Em parte, devido ao gosto de Ziraldo pela vagareza, e, de outro lado, por suas mãos terem hoje menos firmeza do que o artista gostaria e que os seus mais de 80 anos permitem.

Com atividades múltiplas como pintar, escrever, alem das charges e cartuns, não é de espantar que, a essa altura da vida, ele acumule tantos projetos ao mesmo tempo. Além da mostra, o que anda ocupando sua mente é um novo livro da coleção “Os meninos e os planetas”. A publicação já está nos últimos retoques e deve ser lançada no Natal. Será o sétimo livro da coleção, que, a cada edição, relaciona uma criança com um planeta do sistema solar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!