terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ciclo de palestras gratuito Para Ouvir uma Canção: Voz e Tecnologia discute a influência da tecnologia sobre a canção




A primeira versão do ciclo Para Ouvir uma Canção ocorreu em 2011, no mesmo espaço da versão 2014, mas tinha um sentido mais abrangente, disse em entrevista um dos curadores do projeto, André Masseno. Na nova edição, será abordada a temática da canção, mas com novo recorte, da tecnologia


A canção popular midiatizada é uma das manifestações artísticas mais presentes no cotidiano do brasileiro. O interesse e as investigações em torno da canção é cada vez maior. Vários livros, cursos e pesquisas surgem na tentativa de pensar uma questão tão importante para entender nossa sociedade. 

Arte e entretenimento, a canção tem servido para pensar o Brasil, em seus âmbitos artístico/histórico/cultural. Por isso, de 14 a 17 de outubro, o ciclo de palestras Para ouvir uma canção ocupará a CAIXA Cultural Rio de Janeiro com artistas e críticos que abordarão as relações da canção popular com as novas tecnologias.

Sob o tema Tecnologia e voz, Antonio Carlos Miguel, Bernardo Oliveira, Frederico Coelho, Juçara Marçal, Leoni, Marcus Preto, Mariano Marovatto, Miguel Jost, Negro Leo e Paulo da Costa e Silva debaterão com o público, tendo como matriz de discussão as seguintes perguntas: quais as implicações sócio-culturais de se fazer canção na contemporaneidade? Como a internet tem problematizado a relação entre a composição e o consumo de canção popular? Como pensar as questões dos direitos autorais no espaço fluido da internet? Quais são as novas relações que se estabelecem entre artista e público, diante das redes sociais?

Programação:

14/10 – 3ª feira – Para fazer uma canção hoje
Paulo da Costa e Silva
Negro Leo

15/10 – 4ª feira – Canção e novas tecnologias
Miguel Jost
Mariano Marovatto

16/10 – 5ª feira – Criticar canção em tempos velozes
Antonio Carlos Miguel
Marcus Preto
Leoni

17/10 – 6ª feira – As novas vozes da canção
Juçara Marçal
Bernardo Oliveira
Frederico Coelho

Mais informações:
ouvircancao.wordpress.com

O ouvinte que tiver 75% de presença receberá certificado.
Sujeito à lotação.

Organização e Coordenação Geral:
André Masseno e Tiago Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!