quarta-feira, 17 de setembro de 2014

São Paulo celebra sua cultura tradicional em festival com 200 municípios





O Revelando São Paulo, Festival de Cultura Paulista tradicional comemora a 54ª edição, celebrando na capital paulista com grupos de comunidades tradicionais de todo o estado, artesanato, culinária, cortejos e carros de bois

Teve início no dia 12 a se estende até 21 de setembro, toda esta riqueza estará concentrada em um só local: o XVIII Festival da Cultura Paulista Tradicional. Mais de um milhão de pessoas são esperadas ao longo dos 10 dias de programação no Parque Vila Guilherme Trote, localizado na Zona Norte da Capital paulista.
Catira, caiapó e cavalhada. Cururu, jongo, chiba e reiada. Batelão, fandango, moçambique e batuque. Quem relacionaria este sonoro vocabulário a São Paulo? Sempre associado à tecnologia e à modernidade, o Estado mais populoso do país é rico também em manifestações culturais tradicionais e religiosas.
Do litoral ao Pontal do Paranapanema, todas as regiões paulistas mantêm vivos folguedos, danças, festivais, artesanato e culinária, cujas origens remontam à colonização do Brasil. Uma riqueza que esconde várias curiosidades. Em um exemplo: pouca gente sabe, mas São Paulo é um reduto no País dos bonecos gigantes.

O Revelando São Paulo tem como objetivo aproximar o público do diverso Patrimônio Imaterial da Cultura. É uma forma de divulgar estas manifestações e fortalecê-las, pois são praticadas por parte significativa da população como cultura viva.

Cerca de 300 grupos de cultura tradicional vão se apresentar durante os dez dias do evento. Além disso, serão instalados 90 espaços de culinária, 160 de artesanato, Rancho Tropeiro, tenda cigana e espaço quilombola. Serão realizados, ainda, cortejos pelas ruas da cidade e cavalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!