domingo, 28 de setembro de 2014

Festival movimentou a Maracangalha de Caymmi com rali e atrações artísticas diversas



A Maracangalha da célebre música de Dorival Caymmi não é uma ficção: existe mesmo e é um distrito do município de São Sebastião do Passe, na Região Metroplitana de Salvador, tendo como pontos turísticos a Praça Dorival Caymmi (em forma de violão, 1972), a Capela de Nossa Senhora da Guia (1963) e a Usina Cinco Rios (1912), e que chegou a produzir 300 mil sacas de açúcar por ano

Foi inspirado no local que Caymmi compôs o samba, que foi feito num fôlego só, assim, de uma vez, só porque, naquela tarde de julho de 1955, Dorival tinha transformado em palavras seu encanto pela sonoridade do nome do pequeno distrito, assim como a inusitada história que o levou a ficar com essa ‘fixação’ por Maracangalha. Já a Anália da canção, uma musa inspiradora da veia musical e cultural, foi liberdade criativa do autor.

Festival teve rali, 
teatro, dança e música

O Festival Cultural de Maracangalha, que movimentou neste domingo, 28, das 8h30 às 18h, o distrito eternizado por Dorival Caymmi, teve início com a largada do Grupo Toyers do Brasil para rali em trilha off road. A prova reproduziu o percurso feito pelo lendário capoeirista Besouro Mangangá.

Em seguida, um cortejo artístico seguiu da antiga usina de açúcar Cinco Rios até a praça Paulo Rosa, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Guia, onde aconteceram as apresentações de teatro, dança e música, com estudantes e grupos de capoeira.

Um dos objetivos do festival, idealizado pela musicista Sônia Oliver, é dar visibilidade ao distrito, que já foi uma usina de açúcar, imortalizado pela canção de Dorival Caymmi na letra que revela: "Eu vou pra Maracangalha, eu vou/ Eu vou com chapéu de palha, eu vou...".

Sônia Oliver, que é uma das poucas maestrinas do Norte e Nordeste do Brasil, destaca que a proposta é reforçar a vocação turística da localidade, como mais uma opção de passeio cultural para moradores da capital e municípios vizinhos - uma vez que São Sebastião do Passé integra a Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!