terça-feira, 23 de setembro de 2014

Caixa com 12 discos faz uma apanhado da obra de Stevie Ray Vaughan, um dos melhores guitarristas da história



Considerado um dos melhores guitarristas da história da música, Stevie Ray Vaughan será homenageado com uma caixa de 12 discos, com lançamento previsto para 28 de outubro, quando Vaughan completaria 60 anos de idade


A Sony Music anunciou o lançamento, que se chama Stevie Ray Vaughan and Double Trouble: The Complete Epic Recordings Collection. Segundo a gravadora, o objetivo é transformar a caixa na “coleção definitiva” sobre a carreira do músico.

O material terá dois discos com faixas raras, além de todo o material de estúdio e álbuns ao vivo editados, incluindo o lançamento comercial de A Legend in the Making, fruto de sua lendária apresentação no clube El Mocambo, em Toronto, em 1983. Vaughan teve uma breve carreira, porém intensa, encerrada precocemente em 1990, quando o músico morreu em um acidente de helicóptero.

Trajetória


Vaughan iniciou a carreira fazendo apresentações na banda de seu irmão Jimmie Vaughan, a princípio tocando o contra-baixo, apenas para ter a oportunidade de tocar em uma banda, que era seu desejo na época. Com a experiência adquirida, SRV assumiu a guitarra definitivamente e após tocar em uma série de bandas, Vaughan formou o conjunto de bules, Country e rocks chamado Double Trouble com o baterista Chris Layton e o baixista Jackie Newhouse no final dos anos 70.

O álbum de estreia do Stevie Ray Vaughan & Double Trouble foi lançado em 1983. O aclamado pela crítica, Texas Flood (Produzido por John Hammond) lançou o sucesso top 20 "Pride and Joy" e vendeu bem tanto nos círculos de blues como de rock. Os álbuns seguintes, "Couldn't Stand the Weather" (1984) e "Soul to Soul" (1985), vivenciaram quase o mesmo sucesso dos discos anteriores. O vício em drogas e o alcoolismo levaram Vaughan a ter um colapso durante sua turnê em 1986. Passou por um processo de reabilitação na Georgia um ano mais tarde. Após seu retorno, Vaughan gravou "In Step" (1989), outro disco aclamado pela crítica que ganhou um Grammy pela melhor gravação de Blues Rock.

A renomada revista norte-americana Rolling Stone, classificou Stevie Ray Vaughan como o 12º melhor guitarrista do mundo da história e dos mais importantes para a trajetória do blues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!