terça-feira, 19 de agosto de 2014

Quando você pensa em Londres, que imagem lhe vem à memória? Dificilmente será algo diferente do Big Ben





Diferentemente do que muitos pensam, Big Ben é o nome do sino da Elizabeth Tower do Palácio de Westminster, em Londres, e não o do relógio que também fica na torre. Claro que, com o tempo, o uso de “Big Ben” passou a ser aceito para referências à torre inteira, incluindo relógio e sino


Quem viaja para Londres, no entanto, não vai conseguir ver o sino, já que as visitas à torre são restritas a moradores do Reino Unido. É possível porém, realizar uma visita guiada ao Parlamento, que fica no Palácio de Westminster, um passeio que a gente recomenda muito. Veja mais informações sobre o Tour pelas Houses of Parliament.

Sobre o Big Ben

O sino principal, com 13 toneladas, tem esse apelido por conta de uma homenagem feita a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover. A primeira opção de nome seria Royal Victoria ou simplesmente Victoria, em homenagem à Rainha Vitória. Mas, no fim das contas, ficou assim: o nome oficial do sino é Great Bell; o do relógio, Great Clock; e o da torre onde eles residem, Elizabeth Tower.

Concorrendo com o Big Ben e ostentando o título de maior relógio de Londres, o Shell Mex House, em The Strand. Ele fica no prédio da companhia de petróleo Shell, finalizada em 1933, com uma torre de quase dez metros.

Parado para limpeza


Desde ontem, 18 e até o final da semana, os ponteiros do mundialmente conhecido relógio londrino estão parados marcando 12h em ponto, hora em que o mecanismo foi desligado para facilitar os trabalhos de limpeza de cada uma das suas peças.

Os milhares de turistas que a cada dia se aproximam do Palácio de Westminster, sede do parlamento britânico e um dos pontos mais visitados da capital britânica, observarão durante estes dias o trabalho de quatro operários - que ficam suspensos com cordas para a limpeza do relógio.

Os corajosos encarregados da limpeza estão utilizando técnicas de rapel para fazer o serviço e dedicarão um dia a cada um dos quatro lados do Big Ben, no alto da torre, de 95,7 metros. Cada um desses lados é composto por 312 peças de fino vidro de cor branca, montadas em uma estrutura de ferro fundido.

Curiosidades

Na base de cada um dos relógios, lê-se, em latim: DOMINE SALVAM FAC REGINAM NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM (Senhor, mantenha a salvo nossa Rainha Victoria Primeira).

O sino principal pesa 13,7 toneladas.

O Big Ben soou pela primeira vez em 11 de julho de 1859.

O nome Elizabeth Tower é uma homenagem à Rainha Elizabeth II.

O apelido “Big Ben” não tem origem plenamente definida. Segundo a teoria mais aceita, seria uma homenagem a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover, que supervisionou a instalação do sino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!