quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O ‘Agosto da Capoeira’, que reúne rodas, dança, diálogos e encontros internacionais, celebra uma das mais fortes marcas da cultura da Bahia





O “Agosto da Capoeira” homenageia amais popular manifestação folclórica da Bahia, que encontra eco no mundo inteiro. A Capoeira é prática difundida por todos os cantos; atraente para os “gringos” e dominada com maestria pelo baiano, a manifestação é mais forte em Salvador, Cachoeira, Santo Amaro, São Félix, Feira de Santana, Maragojipe e Nazaré das Farinhas


Capoeiristas de diversos países reúnem-se em Salvador entre os dias 07 e 30 de agosto de 2014 para o Agosto da Capoeira. A programação inclui oficinas de capoeira, dança, música e confecção de instrumentos, mesas-redondas, palestras, lançamentos, apresentações musicais, mostra de filmes, e claro, rodas de capoeira.

Discutir e fortalecer a capoeira na Bahia é um dos objetivos do encontro, que integra as celebrações do mês das culturas populares, além de fortalecer o calendário de eventos que acontecem a partir do Dia do Capoeirista, comemorado no último dia 03. “Cada grupo de capoeira exerce um papel valioso, que mostra que o conteúdo da capoeira não se restringe apenas à roda”.

Cerca de 40 mestres estão diretamente envolvidos com as atividades do Agosto da Capoeira. Estima-se que em média 5 mil pessoas de diversos estados e de pelo menos dez países participem do evento. Muitos mestres baianos que atuam no exterior também colaboram com o encontro, que tem como objetivo o fortalecimento da capoeira na Bahia como um movimento unificado. O projeto teve início na última quinta-feira (07), com a II Rede Capoeira, que tem à frente o Mestre Sabiá, um dos idealizadores do Agosto da Capoeira.

O evento vai acontecer durante todos os finais de semana do mês, sendo dividido em quatro grandes momentos comandados, consecutivamente, por Mestre Sabiá, Mestre Tonho Matéria, Mestre Nenel e Mestre Lua Rasta (ver programação). Além da II Rede Capoeira, que acontece entre os dias 07 e 09, são os principais destaques da programação o XIII Encontro Cultural e Intercâmbio Internacional de Capoeira Mangangá, do Mestre Tonho Matéria, que tem sua programação no Forte da Capoeira entre os dias 15 a 17.

Vale também ressaltar A Festa da Camaradagem, da Escola de Capoeira Filhos de Bimba, liderada por Mestre Nenel, nos dias 22 e 23; e o Mercador de Instrumentos e Tributo aos Mestres do Recôncavo, promovidos por Mestre Lua Rasta, respectivamente nos dias 29 e 30 de agosto de 2014. Nos dias de intervalo entre cada grande evento serão promovidas outras diversas atividades culturais ligadas ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!