terça-feira, 5 de agosto de 2014

Bunka-Sai começa na próxima sexta-feira (8) e segue até domingo (10) no Palácio de Cristal, em Petrópolis RJ, com entrada franca


 


Depois da Bauernfest, onde foi possível conhecer e apreciar o que a cultura germânica tem de melhor, locais e visitantes de Petrópolis RJ, poderão conhecer um pouco mais da arte e da cultura japonesa com mais uma edição do Bunka-Sai, o Festival da Cultura do Japão

A tradição, a modernidade e a cultura, que há décadas fascinam o mundo ocidental, serão destaque da edição 2014 do Bunka-Sai. Entre as apresentações destacam-se as de danças folclóricas e o atual Cosplay, os tambores japoneses, as artes marciais e a música – com corais e bandas jovens. 
A Dança Butoh, mais moderna dança criada no Japão, nos anos 50, também terá uma apresentação, na abertura do evento, além de uma oficina gratuita na quinta-feira (7/8), um dia antes da abertura oficial, no Theatro D. Pedro, das 14h às 19h.Um pedacinho do Japão poderá ser visto em Petrópolis na próxima semana. A Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Brasil Japão, apresenta no Palácio de Cristal mais uma edição do Bunka-Sai, o Festival de Cultura Japonesa de Petrópolis. 
A abertura oficial acontece na próxima sexta-feira (8/8), às 19h, e a festa se estenderá pelo final de semana, das 10h às 22h. Comidas típicas, produtos japoneses, apresentações culturais e oficinas de iniciação às diversas artes nipônicas fazem parte da programação, que celebra o importante papel de Petrópolis na história da imigração japonesa no Brasil.

As oficinas permitirão a introdução a outras artes como Origami, Ikebana, Bonsai, Shodô e ao inovador Mangá, passando pela sedução do Tako - as pipas que no Brasil as crianças costumam empinar, mas que no Japão são assunto de gente grande. O Tako ganhou o nível de arte elaborada, tal a complexidade atingida com a construção de pipas nas mais diferentes formas e tamanhos, e com o próprio manejo.

A Defesa Civil também participará do evento com demonstrações de estratégias e tecnologias aprendidas no Japão, por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o governo japonês, para poupar vidas em grandes desastres naturais.

Todas as atividades do Bunka-sai são gratuitas. A festa japonesa terá continuidade na Casa Cláudio de Souza, administrada pelo Museu Imperial. A programação vai de 12 a 16 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!