domingo, 20 de julho de 2014

TV Brasil reexibiu programa que conta trajetória de João Ubaldo Ribeiro





A TV Brasil prestou homenagem a João Ubaldo Ribeiro, que faleceu na última sexta-feira (18), ao reapresentar, às 22h, o programa Impressões do Brasil, falando da vida e da obra do escritor. A atração, que foi exibida originalmente em julho de 2013, traça um panorama da carreira do autor baiano e ainda apresenta uma entrevista exclusiva com o acadêmico

Formado em Direito, o jornalista, roteirista e professor João Ubaldo Ribeiro foi membro da Academia Brasileira de Letras e ganhou, entre outras homenagens mundo afora, o Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de Língua Portuguesa. Ao falar sobre o ofício de escrever, João disse: “Todo mundo tem um dom. E eu acredito que o grande pecado que o sujeito pode cometer é trair seu dom.”

Obra inacabada

A secretária de João Ubaldo Ribeiro, Valéria dos Santos, contou que ele vinha trabalhando em um novo romance havia “um ano e meio ou dois”. Ele acordava todos os dias por 4h ou 5h para aproveitar o sossego do horário e se sentava para escrever. Por volta das 10h, quando começavam os ruídos da casa, parava.

Valéria disse ainda que Ubaldo buscava tranquilidade para dar continuidade ao livro. Ele a pedia para cancelar compromissos e negar convites que chegavam diariamente, como participações em feiras literárias, conferências e homenagens.

O filho do escritor, Bento Ribeiro, confirmou que seu pai trabalhava em um livro que contaria histórias de bares do Leblon, bairro onde ele morou nos últimos 20 anos. “Meu pai estava escrevendo um livro sobre contos, narrado por um baiano. 
Não sei se era a vida dele ou um apanhado de várias crônicas sobre bares do Leblon. Não cheguei a ler nada. Quem lia as obras do meu pai antes de prontas era sempre a minha mãe”, disse Bento, no enterro do escritor neste sábado, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!