quarta-feira, 30 de julho de 2014

Há 45 anos, a tripulação da Apollo 11 voltava sã e salva à Terra

Em 24 de julho de 1969, há exatos 45 anos, os astronautas Neil Armstrong, Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins, da Apollo 11, primeira missão espacial tripulada a pousar na lua, retornavam sãos e salvos à Terra

Composta pelo Módulo de Comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço, a Apollo 11 foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, às 13h32min do dia 16 de julho, na ponta de um foguete Saturno.

A missão durou oito dias e teve seu ápice nas duas horas e quarenta e cinco minutos de caminhada dos astronautas Armstrong e Aldrin na lua. A Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo, e realizou a alunagem no dia 20 de julho de 1969. Após 4 dias no espaço, os astronautas retornaram à Terra a bordo do Módulo de Comando Columbia, que foi resgatado no Oceano Pacífico.

Em comemoração aos 45 anos da chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, a Nasa divulgou uma versão restaurada da transmissão da chegada da missão Apollo 11 ao satélite. De acordo com a agência americana, os primeiros minutos do vídeo têm imagem melhor, pois vieram de transmissões da Austrália e Nova Zelândia, que obtiveram melhor qualidade. Além disso, o áudio possui comentários do setor de relações públicas da Nasa e a comunicação real entre o controle da missão, em Houston, e os astronautas.

A gravação mostra quase duas horas e meia de operações em solo lunar, incluindo a fixação da bandeira norte-americana. Nesse período, sem se afastar por mais de 100 metros da nave, eles coletaram cerca de 20 quilos de amostras e realizaram quatro experimentos científicos.

Botas dos astronautas


Ainda relembrando os 45 anos da missão lunar Apollo 11, a GE lançou nesta semana uma campanha para demonstrar como alguns dos materiais avançados produzidos pela companhia, em sua maioria utilizados na indústria, podem contar também com aplicações científicas importantes para a humanidade. O objetivo foi destacar como uma dessas experiências ajudou o homem a caminhar na lua pela primeira vez em 20 de julho de 1969.

A GE deixou a sua marca nesse feito histórico ao fornecer materiais que estavam nas botas e capacetes dos astronautas Buzz Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins. No último dia 20, exatamente 45 anos depois, a companhia ofereceu a entusiastas e aficionados uma edição limitada de pares de tênis que remetem às botas utilizadas na missão. Os 100 pares desenvolvidos foram colocados à venda no dia e horário exatos em que a Apollo 11 pousou na lua (4:18 PM EST, 17h18 no horário de Brasília). A procura foi grande – todos os pares esgotaram em apenas seis minutos. Cada um foi vendido ao preço de US$ 196,90, em referência ao ano da missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!