terça-feira, 29 de julho de 2014

Fazendo jus à denominação, Bonito MS é dotado de encantamentos mil, mas como tantas outras atrações naturais, c sérios riscos ambientais





Bonito tem suas origens na história da formação do município de Miranda, ligada à expansão espanhola do século XVI no vale do Paraguai, como ponto de apoio às expedições que pretendiam alcançar as minas do Peru. Em 1580 Ruy Dias Melgarejo funda a primeira cidade de Santiago de Xerez às margens do rio Mbotetei (rio Miranda)


Atualmente é um dos destinos mais importantes do centro oeste do Brasil e seus principais símbolos são o 'Parque das Cachoeiras', o 'Parque Ecológico Baía Bonita' e a famosa 'Gruta do Lago Azul', declarada Monumento Nacional, considerada uma das melhores áreas naturais do Brasil e frequentada pelos amantes do mergulho e dos esportes radicais.

O município de Bonito localiza-se na Região Sudoeste do Estado do Mato Grosso do Sul, ao sul do Pantanal na Serra da Bodoquena, considerada uma das regiões mais belas do Mundo. É um verdadeiro paraíso do ecoturismo conhecido pelos amantes da natureza e de todo o tipo de esportes de aventura, que são atraídos por suas numerosas belezas naturais, montanhas, vales, grutas pré-histórias, sítios arqueológicos, rios, lagunas, baías e belas cascatas com piscinas naturais.

História

No início estas terras estiveram ocupadas pelas tribos indígenas, principalmente de Guaianás, Tapetim, Chamacocos e Nelique, grandes conhecedores da arte da pesca e da caça, principais recursos para subsistir no decorrer da sua história.

Somente no século XVI foi quando toda a zona foi descoberta pelos colonizadores espanhóis que se depararam com uma grande fazenda de extrema beleza natural, rodeada por amplas zonas naturais repletas de rios, lagunas e maravilhosas cascatas com piscinas naturais.

No ano de 1797 se construiu o 'Presídio de Miranda', nas terras da Fazenda Bonito, a partir da qual surgiu a população. Graças a suas terras férteis e seus numerosos rios e riachos, se dedicavam principalmente a agricultura e a pesca. No ano de 1869 a zona foi adquirida pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que foi quem expulsou os índios da região.

No século XX, no ano de 1915, se criou o Distrito de Paz de Bonito que pertencia ao município de Miranda e anos mais tarde, no ano de 1927, se fundou a Cidade de Bonito. A partir deste momento a população começou a crescer em boa medida.

Riscos ecológico e ambiental
Metade da bacia do rio Paraguai, que abriga o Pantanal, está sob alto ou médio risco ambiental, mostra estudo recentemente divulgado. Realizado ao longo de três anos pelo WWF, The Nature Conservancy e Centro de Pesquisas do Pantanal, ele coloca hidrelétricas e atividades humanas entre as maiores ameaças.

Planaltos e chapadões que circundam o Pantanal, onde nascem os principais rios da bacia, seriam as áreas que enfrentam os maiores riscos. A pesquisa avaliou regiões no Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina e tem como objetivo subsidiar os governos dos quatro países no desenvolvimento de uma agenda de adaptação do Pantanal às alterações do clima.

As barragens e hidrelétricas, apontadas como fatores de risco, devem aumentar no Pantanal nos próximos anos. De acordo com o relatório, existem 115 barramentos previstos para a década, 75% de pequenas centrais hidrelétricas, o que deve elevar os riscos ambientais. “A bacia do rio Paraguai apresenta alto risco ecológico potencial, requerendo ações urgentes e prioritárias de proteção das cabeceiras”, afirma o estudo.

Entre as atividades humanas, as maiores ameaças seriam a pecuária e a agricultura. Desmatamento, hidrovias, rodovias e mineração também são apontados no estudo como fatores de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!