terça-feira, 1 de julho de 2014

Equipamentos utilizados pelo roqueiro Lou Reed irão a leilão no eBay



 Um comunicado na página oficial de Lou Reed no Facebook informou nesta terça (17) que equipamentos acumulados pelo músico ao longo de 30 anos de shows e turnês serão vendidos através do site de leilões eBay

Devem integrar o leilão diversos equipamentos e cases usados por Reed e sua banda em diversas turnês. As vendas ocorrerão nas próximas semanas, com novos itens sendo disponibilizados a cada dia. A renda será revertida para a criação do Arquivo Lou Reed.

De acordo com o comunicado, este arquivo receberá as guitarras, amplificadores e outros itens mais importantes, que não serão vendidos. O leilão está sendo realizado pela Sister Ray Enterprises, empresa responsável pelas turnês de Reed, que, em seu testamento, ele deixou para a mulher, a artista performática Laurie Anderson.

Cinco décadas na história do rock

Nos final dos anos 1960, Lou Reed começou a carreira à frente do Velvet Underground. Foram três discos naquela década, todos reconhecidos pela crítica como importantes para o rock e influentes no surgimento do punk em Nova York e do rock alternativo das décadas posteriores. Além da estreia de 1967, foram lançados “White Light/White Heat”, do ano seguinte, e “The Velvet Underground”, de 1969.

Com o Velvet, Lou Reed ajudou a colocar o experimentalismo e as narrativas sobre o submundo urbano, drogas e perversões sexuais entre as matérias primas do rock e do pop. Os anos 1970 foram os mais importantes da carreira solo. Os discos mais lembrados deste período são "Transformer", de 1972, e o depressivo "Berlin", de 1973. Ele também lançou, em 1975, o controverso "Metal Machine Music", com uma hora de barulho quase incessante.

Nas décadas seguintes, Lou Reed estabeleceu sua reputação como figura fundamental no rock, apesar de diminuir o número de lançamentos importantes. Entre os trabalhos mais reconhecidos estão "Blue mask", de 1982, e "New York", de 1989. O músico se casou em 2008 com a artista Laurie Anderson. Ela foi parceira em gravações feitas a partir do final dos anos 1990.

O álbum mais recente lançado por ele foi a parceria com o Metallica "Lulu", de 2011. Reed visitou o Brasil em 2010, para shows com o Metal Machine Trio. Ele também divulgou seu livro "Atravessar o fogo". Entre os trabalhos solo, o mais recente foi "Hudson River Wind Meditations", com músicas para meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!