sábado, 28 de junho de 2014

Temos neve no Brasil? Quando falamos da região serrana de Santa Catarina, onde estão as cidades de São Joaquim e Urubici, temos sim!

São Joaquim (SC): a cidade mais fria do Brasil



Acostumados que somos com o sol causticante, sempre vislumbramos neve como um fenômeno raro aqui no Brasil, mas não podemos dizer que nunca neva no nosso país. Em algumas poucas regiões ocorre uma precipitação razoavelmente regular de neve durante o inverno, até mesmo no outono, estação da qual acabamos de sair


Caçadores de neveTudo bem. Neve mesmo, em grande volume, como se vê no Hemisfério Norte ou mesmo nas regiões montanhosas dos nossos vizinhos Chile e Argentina, realmente não temos. Mas a neve, de vez em quando, dá o ar da sua graça sim, em uma pequena, reduzida região do Sul do Brasil, em quantidade suficiente para as pessoas até fazerem pequenos bonecos e pequenas “guerras” de bolas de neve.

É para lugares como São Joaquim e Urubici, na serra catarinense, que nossos bravos “caçadores de neve” se dirigem todo ano, na esperança (muitas vezes frustrada) de conseguir vislumbrar a neve nos trópicos.

E, claro, essas regiões fazem de tudo para manter essa ideia acesa, com muita propaganda. Sempre que há possibilidade forte de neve nesses locais, há grande veiculação na mídia e, em consequência, as pousadas ficam lotadas e a economia, aquecida – não apenas pelas lareiras.

A neve não deu o ar da graça no Sul do país no último outono, mas a expectativa é a de que ela caia no inverno deste ano na região serrana de Santa Catarina, assim como no Rio Grande do Sul (especialmente na região dos cânions de Aparados da Serra e Cambará do Sul). Esperemos chegar o inverno, no final de junho.

Aliás, um passeio muito bacana que se pode fazer (principalmente alugando-se um carro) é ir do Rio Grande do Sul a Santa Catarina pela Serra Geral, passando por Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e o Parque dos Aparados da Serra, atravessando para o território catarinense, chegando a Bom Jardim da Serra e às cidades aqui mencionadas. O caminho inverso também é bastante interessante e pode ser uma ótima alternativa.

Porto Alegre

Porto Alegre poderá até bater recorde de frio nos próximos dias. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura deste de 2014 na capital gaúcha até agora foi de 6,9°C, em 25 de maio. A tarde mais fria do ano foi a do dia 24 de maio, quando a temperatura máxima foi de apenas 15,2°C. A previsão para a Região Sul é de que o frio será intenso nos próximos dias em muitas áreas do Rio Grande do Sul e o risco de ter geada é alto com possibilidade de geada em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!