quinta-feira, 19 de junho de 2014

Hakuna Matata, ou “levar a vida sem problemas”, herança de “O Rei Leão”, que completa 20 anos do seu lançamento





Parece que foi ontem que O Rei Leão lotou salas de cinema e fez muita criancinha chorar na hora da morte de Mufasa, mas a animação da Disney completa 20 anos de lançamento e ainda mantém um grande interesse de adultos e crianças

As crianças que choraram no cinema já cresceram, algumas até já mostraram a história de Simba e Nala aos próprios filhos, e assim O Rei Leão conquista novas gerações de fãs com suas músicas e, principalmente, as frases inesquecíveis‘O rei leão’, que conta a história do pequeno Simba, foi lançado há exatos 20 anos. Dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff, o filme está entre os maiores sucesso da Disney. 


A ideia para fazer uma animação que se passa na savana africana surgiu em 1988 e demorou seis anos para se concretizar. Foi o primeiro filme original da Disney que não teve histórias já existentes como base.O desenho da Disney levou seis anos para chegar às telas do cinema e abocanhou os Oscars de melhor trilha sonora e canção original.

Alguns produtores do filme chegaram a ficar desacreditados, dizendo que a trama não era tão boa a ponto de ser um grande sucesso. Para que tudo ficasse perfeito, animadores foram especialmente treinados para a produção.

Os profissionais envolvidos no filme viram de perto os animais da savana africana para dar mais veracidade aos desenhos. Leões de verdade foram levados ao estúdio para que a equipe estudasse os seus movimentos. Semanas antes do lançamento, um terremoto causou danos nos estúdios e fez com que os animadores tivessem que trabalhar de casa.

A cena da debandada dos gnus, que causou a morte de Mufasa, pai de Simba, tem dois minutos e meio, mas demorou mais de dois anos para ser finalizada.

Quando Simba foge do reino, depois da morte do pai, faz dois amigos, Timão e Pumba, que são também a parte cômica do filme. Eles ensinam uma nova filosofia de vida ao pequeno leão: levar a vida sem problemas, ou melhor, Hakuna Matata.

A animação também trata de amor. Amigos de infância, Simba e Nala se encontram e protagonizam as cenas mais românticas da produção. As canções de ‘O rei leão’ foram escritas por ninguém menos que Sir Elton John. Além de estar entre as mais vendidas de todo o mundo, a trilha sonora do filme venceu o Oscar na categoria e premiou também ‘Can you feel the love tonight’ como melhor canção original.

As frases enigmáticas

O Rei Leão incorporou ao cotidiano algumas frases de cunho filosófico, pouco comuns em películas do gênero. Além do “Hakuna Matata” que, à época, virou febre em adesivos para automóveis, vários diálogos marcaram época. Selecionamos alguns:

"Quando o mundo vira as costas para você, você vira as costas para o mundo"

"Eu rio na cara do perigo!"

"Ser valente não quer dizer se meter em apuros"

"Viscoso, mas gostoso!"

"Não sou eu quem está confuso. Você nem sabe quem você é!"

"Olhe para dentro de você. Você é muito mais do que pensa que é! Você tem que ocupar seu lugar no ciclo da vida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!