domingo, 8 de junho de 2014

Com “O Lobo atrás da Porta”, Fernando Coimbra tem memorável estreia como diretor de longas-metragens


O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente

Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.

O Lobo Atrás da Porta é o primeiro longa-metragem de Fernando Coimbra e, de cara, o diretor e roteirista acerta ao realizar um filme de gênero que mistura suspense, drama e policial, algo lamentavelmente raro no Brasil. Na trama, para o desespero de seus pais (Milhem Cortaz e Fabíula Nascimento Leandra Leal flashbacks a que o filme recorre para relembrar eventos efetivamente contam os fatos corretamente.

Dono de uma visão clara das cenas que deseja registrar, Coimbra contou com a fotografia inspirada de Lula Carvalho (Tropa de Elite 2, atualmente trabalhando emTartarugas Ninja), milimétrica no acompanhamento da ação e efetivamente misteriosa, escondendo sob a névoa do foco elementos importantes para o desenrolar do drama. E os longos planos estáticos, focados nos diálogos intensos e reveladores, alternam-se com momentos surpreendentes, como a excelente cena do gira-gira, em que campo e contra campo são um só.

O filme trata de decepção, mentiras e sonhos de maneira realista, apoiando-se nos diálogos e longos silêncios, tão reveladores quando as palavras. A comunicação - ou tentativa de - é central ao filme e o trio principal não decepciona, dando interpretações de qualidade e o suporte que tais sequências, totalmente centradas nos personagens, necessitam.

Ao final, O Lobo Atrás da Porta prende pelo mistério - onde está a menina? - mas ainda mais pelo bem construído drama que antecede o intenso clímax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!