O Jardim
Botânico do Rio de Janeiro, um dos dez mais importantes do
gênero no mundo, além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora
brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e
adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza
O Jardim Botânico é um santuário ecológico de 137 hectares, fundado em 1808 por D. João VI, com o objetivo de aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais. Localizado no bairro Jardim Botânico, o parque atualmente reúne as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e também de outros países, sendo uma ótima opção de lazer para crianças e adultos, principalmente para aqueles que gostam do contato e interação com a natureza. Passeando pelas alamedas do parque é possível encontrar animais silvestres e observar o colorido e a variedade da flora.
Dentre os Jardins do parque Jardim Botânico, o orquidário e o bromeliário são espetáculos à parte, reunindo três mil exemplares de 600 espécies diferentes de orquídeas e aproximadamente 1700 bromélias de diversas formações. A visita aos seis lagos do Jardim Botânico também é imperdível para apreciar diferentes espécies de plantas aquáticas, como a famosa vitória régia. Outra dica é visitar o Jardim Japonês, criado em 1935, que reúne fauna brasileira e japonesa em harmonia.
O Jardim Botânico funciona como instituto de pesquisa, abrigando monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, como a antiga Fábrica de Pólvora, a Casa dos Pilões, a Casa dos Cedros, o antigo portal da Academia de Belas Artes, e o Solar da Imperatriz, que abriga a Escola Nacional de Botânica Tropical. No Centro de Visitantes você pode solicitar uma visita guiada, assim como informações em diversos idiomas. O espaço oferece ainda programação voltada às artes.
Diversos acessos
Cariocas e visitantes têm a opção de variadas vias de acesso ao Jardim Botânico Rio de Janeiro:
Rua Jardim Botânico, 1008 (com estacionamento e bicicletário)
Rua Jardim Botânico, 920 (sem estacionamento, com bicicletário)
Rua Pacheco Leão, 100 (somente pedestres).
Nos fins de semana, os visitantes do Jardim Botânico também podem utilizar o estacionamento do Jockey Club Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!