sexta-feira, 2 de maio de 2014

Surge uma nova estrela no turismo do Leste Europeu: a Croácia



Quando o Leste Europeu se abriu de vez para o turismo ocidental, nos anos 90 do século passado, países como República Tcheca, Hungria e Polônia entraram para o circuito internacional e viraram até moda

À época, só se falava em Budapeste, Praga e, no “segundo escalão”, em Varsóvia e Cracóvia. Mas, nos últimos anos, um outro país dessa região vem roubando a cena, com uma oferta inigualável de belas paisagens naturais, cidades históricas e cenários bem românticos. Trata-se da Croácia.

Com cidades muito antigas e mais de 1.200 ilhas e ilhotas, 50 delas habitadas desde a Antiguidade, o país é hoje um dos destinos turísticos que mais crescem no mundo. Um roteiro pela Croácia pode começar pela sua capital, Zagreb, centro de negócios, arte, estudos, cultura e entretenimento do país.

O turista pode iniciar o roteiro conhecendo o centro histórico da cidade e seus principais atrativos, caminhar através de belíssimos parques, incluindo o mercado de frutas ao ar livre (o famoso Dolac), visitar a Catedral da Assunção Bem-Aventurada Virgem Maria (séc. XIII), a Igreja de São Marcos (séc. XIV), o Parlamento e a Torre Lotrscak (séc. XIII).

A cerca de 1h30 de Zagreb está a cidade Split, cidade histórica com belos monumentos, ótima vida cultural e uma cena gastronômica invejável. No caminho para Split, parada para conhecer o Parque Nacional de Plitvice, protegido pela Unesco e uma das maravilhas naturais da Croácia. São 16 lagos cristalinos e inúmeras quedas d’água. Sua floresta abriga cervos, ursos, lobos, javalis e aves raras.

Dubrovnik

Imperdível também é a fantástica Dubrovnik, uma das cidades mais bonitas da Europa. Guardada por muralhas, Dubrovnik guarda preciosidades, como a mais antiga farmácia, em funcionamento, da Croácia, datada de 1317, e que é famosa por produzir cremes e cosméticos com receitas com mais de 200 anos. A história da cidade começa na época do domínio grego, mas a maior parte das construções são do século XVI.

Costumes na Croácia

Os croatas formam a maioria da população da Croácia, mas há também diversos outros grupos étnicos, incluindo sérvios, húngaros e romenos. A maioria da população pertence à religião católica romana, e a igreja tende a exercer uma grande influência na sociedade. Quando o país estava sob os ditames soviéticos, a igreja costumava ser oprimida, mas, aos poucos, foi reconquistando o seu poder. Muitos nativos são devotos da Virgem Maria, e várias cidades em todo o país têm santuários construídos para louvá-la.
Grande parte dos croatas possui a tendência de ser nacionalista, e refere-se a seu país como “nossa linda pátria”. Eles têm um grande orgulho de sua herança cultural e nação, a qual teve que passar por diversas invasões, ocupações e controle de estrangeiros. Os croatas mantêm sua cultura muito viva, por meio da música, contos folclóricos, costumes, danças e rituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!