quarta-feira, 14 de maio de 2014

Leilão da Christie’s rende 750 milhões de dólares e bate recorde de vendas





Há um novo recorde no mundo da arte contemporânea. Desta vez não foi o valor de uma obra mas o total de vendas num leilão e numa só sessão. A leiloeira Christie’s conseguiu 750 milhões de dólares (545 milhões de euros) na noite de terça-feira, a quantia mais elevada em vendas de sempre da história do mercado


Também a escultura Poisson Volant (1957), de Alexander Calder, foi leiloado por um valor mais elevado que o esperado, 25,9 milhões de dólares (19 milhões de euros), pagos por um colecionador asiático não identificado.Além da leiloeira, houve outros recordes que a ajudaram a alcançar o valor multimilionário. 
Trabalhos de artistas como Alexander Calder e Barnett Newman saíram vencedores numa noite alimentada pelas expectativas de colecionadores, designers de moda e galeristas. O quadro abstrato Black Fire I (1961), de Newman, foi vendido por 84,2 milhões de dólares (61 milhões de euros), liderando o leilão. O comprador manteve-se anónimo durante e após terminadas as licitações.

Do lado feminino, destaque para Joan Mitchell. O trabalho Untitled da artista foi vendido por 11,9 milhões de euros (8,6 milhões de euros).

Durante o leilão houve licitações de colecionadores estrangeiros, muitos chineses que apresentaram as suas propostas por telefone. Foi para um destes colecionadores que foi o tríptico Treme Studies for a Portrait of John Edwards (1984), de Francis Bacon, por 80,8 milhões de dólares (58,8 milhões de euros).

Race Riot, de Andy Warhol, foi alvo de uma grande disputa entre três licitadores asiáticos e um galerista norte-americano. No final, o quadro ficou nos Estados Unidos por 62,9 milhões de dólares (45,7 milhões de euros).

Das 72 obras que foram a leilão, apenas quatro ficaram por vender. Para uma venda tão bem sucedida contou a garantia que tinham 39 das obras. Caso ninguém competisse para adquiri-las, ou a Christie’s ou grupo de investidores externo as compravam. Os trabalhos com garantia valeram à leiloeira 287,73 milhões de dólares (209 milhões de euros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!