quarta-feira, 23 de abril de 2014

Um século de tradição: o restaurante Botín, mais antigo do velho mundo, mantém as tradições culinárias



Que tal um almoço no restaurante mais antigo do mundo? Se você estiver em Madrid, não perca a oportunidade de conhecer o "Botín", restaurante fundado em 1725 e que, segundo o Guinness Book, é o mais antigo do mundo

O ambiente é bem aconchegante e o atendimento é muito bom. Ao entrar no Botín sente-se o clima de antiguidade pela decoração do local. O restaurante possui dois ambientes e o lema da casa é “agradar o cliente”. Essa frase, curta e direta, vêm norteando o trabalho realizado pela 3ª geração da família, Gonzalez, responsável pelo restaurante. No entanto, essa história de sucesso começou bem antes, em 1725, com o casal Emilio e Amparo, cofundadores do estabelecimento.

No coração de Madri, o Botin foi erguido em um edifício de três andares divididos em restaurante, no primeiro, adega e estoque, no segundo, e a casa da família no terceiro andar. A empresa prosperou desde o começo, mesmo contando com apenas sete funcionários e a ajuda dos dois filhos, ainda pequenos, José e Antonio.

Durante a Guerra Civil Espanhola, o local serviu muito mais do que refeições aos militares, era um verdadeiro ponto de encontro deles. Tal fato fez com que o patriarca Emilio, afastasse sua família dos negócios, por um tempo, até que o conflito terminasse. Mesmo com tantas dificuldades enfrentadas na época, o Botin nunca deixou de oferecer um serviço de qualidade a seus frequentadores.

Com o passar dos anos o restaurante passou por diversas reformas e ampliações. Atualmente, tem quatro andares e mantém a mesma aparência do passado. Em seu centenário, a fidelidade de sua clientela e, o título de restaurante mais antigo do velho mundo se confirma pela presença de inúmeras pessoas importantes que visitam o lugar, sem contar a extensa lista de reservas e espera por mesas.

Decoração simples, ótima carta de vinhos e simpáticos garçons, o restaurante mantém viva há as tradições culinárias, principalmente no preparo do leitão assado. Carro chefe do Botin, há cem anos, o prato típico continua a fazer sucesso até hoje entre os frequentadores do lugar. Logo, se o destino da sua viagem inclui a Espanha, vale a pena desviar um pouquinho do roteiro e conhecer essa verdadeira pérola da gastronomia antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!