sexta-feira, 18 de abril de 2014

O mundo da literatura está muito mais pobre com a morte de Gabriel García Marquez



O Escritor colombiano Gabriel García Márquez morre aos 87 anos. Vencedor do prêmio Nobel de Literatura, escritor colombiano é autor de obras como 'Cem Anos de Solidão' e 'Notícia de um Sequestro'

No dia 17, uma jornalista próxima à família havia informado a morte do escritor. "Morre Gabriel García Márquez. Mercedes (sua mulher) e seus filhos, Rodrigo e Gonzalo, me autorizam a dar a informação", disse em sua conta no Twitter Fernanda Familiar, que ajudava o escritor na sua relação com a imprensa.escritor Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura, morreu nesta quinta-feira (17) aos 87 anos, de acordo com o jornal espanhol El País. O colombiano, que morava no México há anos, havia sido internado para tratar de uma pneumonia.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também usou a rede social para se manifestar: "Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos! Solidariedade e condolências à família".

Nascido em 6 de março de 1927, García Márquez é considerado um dos autores mais importantes da literatura contemporânea. Entre suas obras mais memoráveis estão Notícia de um Sequestro, Crônica de uma Morte Anunciada e o aclamado Cem Anos de Solidão.

García Márquez, que revolucionou as letras hispânicas dando dimensão universal ao realismo mágico, se somou à lista dos latino-americanos premiados com o Nobel de Literatura em 1982, ao lado dos chilenos Gabriela Mistral e Pablo Neruda e do guatemalteco Miguel Angel Asturias. Seus livros forma traduzidos em 30 idiomas e somam 40 milhões de exemplares vendidos. Seus livros forma traduzidos em 30 idiomas e somam 40 milhões de exemplares vendidos.

Outros cinco escritores latino-americanos ganharam o Prêmio Nobel de Literatura


O Prêmio Nobel de Literatura concedido anualmente pela Academia Sueca por relevantes contribuições no âmbito das letras, teve mais cinco vencedores além de Gabo: Gabriela Mistral, Miguel Ángel Asturias, Pablo Neruda, Octavio Paz e Mario Vargas Llosa. O Prêmio Nobel de Literatura é concedido em Estocolmo desde 1901, à exceção das interrupções durante as guerras mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!