terça-feira, 8 de abril de 2014

O Chile comemora os 125 anos de Gabriela Mistral, a primeira Nobel de Literatura da América do Sul


Professora primária em zona rural, Gabriela Mistral foi a primeira figura literária feminina a ganhar o Prêmio Nobel no continente americano. É autora, entre outros livros, de Desolacióm, Ternura, Tala y Lagar

Ela foi a primeira escritora latino-americana a receber o Nobel de Literatura. Gabriela Mistral, foi o pseudônimo escolhido de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga, para se aventurar no mundo da literatura

Gabriela Mistral, em 1951, foi agraciada com o Prêmio Nacional de Literatura no Chile. Além de ser uma poetisa, era uma professora de destaque em sua terra natal, Chile e no exterior. Em vigor desde 1997, em Chile Ensinando a Ordem do Mérito Cultural e Gabriela Mistral, bem como a sua imagem está contida em um bilhete. " Desolação "," beijo "," carinho "," Canção Bitter "," Footsie "e" Dá-me a tua mão "são algumas de suas principais obras.

Trajetória

Os temas centrais nos seus poemas são o amor, o amor de mãe, memórias pessoais dolorosas, mágoa e recuperação. Lucila nasceu na cidade de Vicuña, Chile, em 7 de abril de 1889. Seu pai abandonou a família quando Lucila completou três anos de idade. A mãe de Lucila faleceu no ano de 1929 e a escritora lhe dedicou a primeira parte de seu livro Tala, a que chamou: Muerte de mi Madre. 

Educada em sua cidade natal, começou a trabalhar como professora primária (1904) e ganhou renome ao vencer os Juegos Florales de Santiago, em 1914, com Sonetos de La muerte, sob o pseudônimo de Gabriela Mistral,cuja escolha deu-se em homenagem aos seus poetas prediletos: o italiano Gabriele D'Annunzio e o provençal Frédéric Mistral.

Em 1922 é convidada pelo Ministério da Educação do México a trabalhar nos planos de reforma educacional daquele país. O Prêmio Nobel transformou-a em figura de destaque na literatura internacional e a levou a viajar por todo o mundo e representar seu país em comissões culturais das Nações Unidas, até falecer em Hempstead, estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!