domingo, 13 de abril de 2014

Mostra de Salvador Dalí estreia em Brasília em abril e uma exposição chega em maio ao CCBB RJ



Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha) e foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha
A primeira grande mostra dedicada ao pintor surrealista espanhol Salvador Dalí (1904 - 1989) chega ao Brasil em maio, no Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro. Em seguida, em outubro, a exposição faz temporada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.Produziu uma vasta obra até que, em 1982, com a morte de sua esposa Gala, entrou numa fase de grande tristeza e depressão, parando de produzir e recusando até as refeições diárias

Farão parte da mostra pinturas a óleo, objetos, fotografias, livros, filmes e documentos vindos de Teatro-Museu Dalí de Figueras e do Museu Reina Sofia de Madri, na Espanha, e do Museu Dalí, da Flórida, nos EUA. Em agosto de 2013, São Paulo recebeu uma mostra só de aquarelas do pintor, inspiradas na obra "A Divina Comédia", de Dante Alighieri.

Mostra em Brasília

A mostra Dalí – Esculturas – Surrealismo Tridimensional estreia em Brasília na próxima quarta-feira (16/4), na Galeria Acervo da Caixa Cultural. A exposição é composta por esculturas que relatam uma fase de expressão religiosa do pintor espanhol. As obras exploram deuses como Apolo e santos como São Sebastião, São João Batista e São Jorge.

Mesmo com atraso na data de estreia, a exposição chega a capital com mais de 20 peças, todas produzidas entre 1970 e 1981. Com curadoria de Francisco Mora, a mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!