Às vésperas da inédita canonização de dois papas, João XXIII e João Paulo II, milhares de fieis ocupavam a Praça de São Pedro, no Vaticano e pretendiam acampar para passar a noite mas tiveram os seus planos pelas autoridades locais
Os espaços previstos dentro e fora da praça nem sempre garantem uma boa visão. Por um bom lugar, valeria a pena acampar desde sábado (26), ainda que telões tenham sido espalhados por toda Roma para transmitir a cerimônia. Isto até a proibição decretada pelo Vaticano.
Para os milhares de peregrinos - estima-se cerca de 1 milhão - especialmente aqueles que vieram da Polônia e da América Latina, qualquer esforço vale para estar presente neste evento sem precedentes na história: dois papas canonizados perante dois papas vivos.
Um dos grupos que mais chamam atenção é o dos 33 seminaristas do Instituto Redentoris Mater de Macerata, do sul da Itália, que está acampado praticamente na porta do escritório da assessoria de imprensa da Santa Sé, a um passo da Praça de São Pedro, mas teve que alterar os planos diante da determinação.
Estenderam mantas pelo chão, levaram sanduíches para aplacar a fome e fizeram algo como um piquenique, com violões e muito canto: o repertório foi de "La Bamba" a "Volare", passando pela clássica "O Sole Mio". Quem passava, aplaudia os jovens religiosos com entusiasmo.
"Viemos celebrar João Paulo II, que inaugurou a pedra fundamental do nosso seminário, e pedir-lhe que nos ajude na evangelização, especialmente na China", contou à AFP Joel Levi, um seminarista da Costa Rica.
Proibição
Autoridades do Vaticano frustraram os planos de centenas de fiéis, inclusive brasileiros, de dormir ao ar livre no coração da cidade-estado, a Praça de São Pedro, onde no domingo será celebrada a canonização dos papas João Paulo 2º e João 23.
Os peregrinos, que tiveram de ser retirados gradativamente da área pela polícia italiana, que não prestaram maiores esclarecimentos a respeito da proibição. O rito e a missa serão presididos pelo papa Francisco e contarão com a presença do papa emérito Bento 16, conforme confirmou o Vaticano na manhã deste sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!