quarta-feira, 2 de abril de 2014

Exposição no Recife conta história da música


cartazes1


No acervo, verdadeiros achados do mundo da música, como o pôster do show dos Sex Pistols com Sepultura, em Estocolmo (Suécia) em 1996. A apresentação foi histórica para os dois grupos, porque significou a volta à ativa da banda londrina de punk rock e a desintegração da formação original do grupo mineiro de metal

Muito melhor quando um evento cultural não tem um fim em si mesmo. Se desdobra em outras possibilidades e agrega áreas diferentes. E foi pensando nisso que, há três anos, o festival de música Abril pro Rock promove a exposição Poster Arte Design 3, no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife, com entrada gratuita. O evento é uma oportunidade de conferir música interagindo com design e arte através de cartazes de shows, quadros, pôsteres e gravuras.

O acervo de cem itens é do produtor do APR, Paulo André Pires, que coleciona cartazes desde o final dos anos 80, quando era proprietário de uma loja de discos. “Faz parte da história do Festival não se limitar à produção de shows simplesmente, mas atuar como um agente, fazer parte da história da música, e se mesclar à atmosfera artística que a envolve, seja no design, na pintura, na gravura. Cada peça gráfica conta um capítulo por onde caminha a música e o Abril Pro Rock se orgulha de poder levar ao público alguns desses registros raros. Enquanto tiver boa arte aliada à música, o APR vai ter o que mostrar na Pôster Arte”, declara Paulo André.

Entre as obras com um viés mais artístico, destaque para um cartaz tipo lambe-lambe em serigrafia do artista Paulinho do Amparo, sobre os Beatles. Ele desenhou o quarteto como bonequinhos de caveira e batizou de Hell Forever Tour, que faz parte de uma série dos Beatles representados como caveira, assim como ele faz quando concebe quadros retratando Alceu Valença. “Eu queria vender um pro Paul Macartney. Tenho certeza que ele é mais bem-humorado do que Alceu”, brinca o artista.

Outra artista local também pode ser vista por lá. É da ilustradora Simone Mendes o cartaz criado para a banda Monstro Amor. Para ela, e difícil separar arte e design. “Há uma comunhão, inclusive com o trabalho artístico e musical da banda, de forma que o resultado é uma obra que comunica um evento e, ao mesmo tempo, carrega símbolos pertinentes ao lugar onde acontecerá o show, ao repertório da banda, do público que se espera”, declara Simone.

Macedônia, Turquia, Colômbia, EUA e Alemanha. Entre artistas conhecidos do público que aparecem nas obras, destaque para Reginaldo Rossi, homenageado desta edição do APR, Television, Michael Jackson, The Independents, Mundo Livre S/A, Autoramas, Nina Becker, Atari Teenage Riot, Naná Vasconcelos, Ozzy Osbourne, King Diamond, Metallica e DJ Dolores. Outra parte é dedicada à música dos anos 80 e 90.

Serviço:
Exposição Pôster Arte Design III
Onde: Centro Cultural Correios (Avenida Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife)
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
Quanto: Entrada Gratuita
Informações: (81) 3224-5739

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!