Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Serra do Cipó vai dar ‘boas-vindas’ com novas atrações



A Serra do Cipó é atualmente uma das principais províncias turísticas de Minas Gerais.
Inserida na Estrada Real e no Circuito do Diamante, com um Parque Nacional, relevo especialmente acidentado, beleza cênica ímpar, inúmeras cachoeiras e uma das floras mais diversificadas do mundo, a região contabiliza um acervo invejável para o lazer, a prática de atividades ao ar livre, e a pesquisa científica


A unidade está entre os 16 parques nacionais do país que farão parte de uma campanha de incentivo ao turismo, do Instituto Chico Mendes, em parceria com o Ministério do Turismo. A veiculação da campanha acontecerá em abril e maio, no período de obras.

Adicionalmente, reúne condições excepcionais para moradia e a implantação de empreendimentos das mais variadas espécies. Porém, a visitação às principais atrações, como o Cânion da Bandeirinha (“Desfiladeiro”), a 12 quilômetros da sede, e a Cachoeira do Sobrado (“da Farofa”), a oito quilômetros, poderão ser feitas pela Portaria da Areia (Junto à Pousada Cipó Veraneio).

Melhorias

Entre as benfeitorias previstas estão a instalação de placas de sinalização, estacionamento às margens da MG-010,próximo ao monumento em homenagem ao “Juquinha”, passarela para pedestre sobre o rio Cipó, duplicação de pontes e calçamentos.

Além disso, está sendo erguido um mirante dentro do parque para monitorar focos de incêndio. Serão ainda instalados banheiros e pontos de apoio aos visitantes na área interna do parque. O investimento estimado é de R$ 21 milhões.

Na primeira etapa, serão construídos 1.600 metros de via, com 12 metros de largura, passeio e ciclovia, a partir da portaria principal às margens da MG-010, sendo 800 metros no interior da unidade e 800 na atual via municipal de acesso. O conjunto de intervenções prevê ainda o calçamento de seis quilômetros de via na área interna da unidade, com três metros de largura, melhorando o acesso de ambulâncias e carros de combate a incêndios.

Conforme o analista ambiental do Instituo Chico Mendes, Edward Elias Júnior, as obras são contrapartidas ambientais do Departamento de Estradas e Rodagens de MG (DER). “As intervenções são referentes aos processos de autorizações para o asfaltamento da MG-010 no trecho córrego Vacaria-Conceição do Mato Dentro, asfaltamento da rodovia que liga a Serra do Cipó a Santana do Riacho e da via de ligação entre a MG-010 e Morro do Pilar”, explicou.

Segundo ele, as melhorias na área interna da unidade já foram iniciadas. Do lado de fora da unidade, a duplicação da MG-010, com a instalação de ciclovia e pista de passeios no trecho entre a ponte sobre o rio Cipó e o Véu da Noiva serão entregues em breve. Outras começarão a ser executadas neste mês, como a construção de uma rotatória de acesso ao Vau da Lagoa/Serra Morena, a duplicação da pista da ponte sobre o córrego Soberbo, a reforma e construção de passarela para pedestres junto à ponte sobre o rio Cipó, a revitalização do mirante da “Santinha” e adequação de estacionamentos na parada do “Juquinha” e no mirante.

Antes de entrar no parque, o visitante deverá preencher um formulário com nome completo, telefones para emergência e roteiro durante a permanência no local. “Este cadastro é essencial para que possamos não só controlar o número de visitantes, mas também trabalhar pela segurança, tanto nas trilhas quanto em possíveis operações de salvamento”, explicou Edward Elias, para dar segurança, conforto e qualidade no atendimento aos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!