Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

domingo, 2 de março de 2014

Homenagens a Dorival Caymmi não ficarão restritas a shows musicais



Para marcar o centenário de um dos maiores nomes da MPB de todos os tempos, a biografia 'Dorival Caymmi - O Mar e o Tempo', escrita por Stella, será reeditada pela editora 34 e esta é apenas uma dos tributos ao autor de “Maracangalha” no seu centenário

Neste ano, a biografia Dorival Caymmi - O Mar e o Tempo, escrita por Stella, será reeditada pela editora 34. O acordo foi anunciado na semana passada. O novo volume terá algumas mudanças em relação ao original, de 2001. “A atualidade da obra dele é impressionante, as músicas são muito contemporâneas. Diferente dos compositores da época dele, sem tirar o grande valor que eles tiveram, as músicas do meu avô não são datadas, isso é muito raro”, comenta Stella.

Os tributos ao centenário de Dorival Caymmi não serão apenas musicais. A série de homenagens ao compositor baiano contará também com uma exposição no Centro Cultural dos Correios de São Paulo e de Brasília. “A mostra terá um perfil menos cronológico, vai focar mais nos temas das músicas, mais nas imagens que aquelas músicas plasmaram nas cabeças das pessoas”, diz Stella Caymmi, neta de Dorival.

Segundo ela, há uma série de atividades relacionadas ao centenário em planejamento. Uma delas é o projeto de uma Semana Caymmi, que prevê uma exposição com caráter educativo e didático (para os mais jovens), shows e debates sobre a obra de Dorival. Mas nem todos os projetos estão confirmados para chegar ao público. Entre eles, o de maior fôlego seria um livro, também de autoria de Stella, com entrevistas feitas por ela com o avô. Ao todo, a jornalista tem mais de 80 horas de material gravado em conversas com Dorival.

“Comecei a entrevistá-lo em 1990. O livro seria algo na linha de As Entrevistas de Caymmi, em que ele fala sobre tudo”, diz Stella. “Preocupada em não perder esse material, peguei a bolsa que ganhei do meu doutorado, que também foi sobre o meu avô, e banquei a digitalização. Fico impressionada, em pânico, ao ver que nenhuma editora topou fazer este projeto ainda.”

Ainda em relação às homenagens musicais, o compositor foi homenageado no Carnaval de São Paulo pela Águia de Ouro com o samba-enredo A Velha Bahia Apresenta o Centenário do Poeta Cancioneiro Dorival Caymmi.

Referência: jconline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!